Podcast (em-casa-a-gente-conversa): Play in new window | Download | Embed
Subscribe: RSS
A pessoa com transtorno do espectro autista possui desordens do desenvolvimento neurológico desde o nascimento ou do começo da infância.
Dentro deste espectro, pode-se apresentar déficit na comunicação social ou interação social, como nas linguagens verbal e não verbal e também na reciprocidade sócio emocional, além de padrões repetitivos e restritos de comportamento, como movimentos contínuos e pouca ou muita sensibilidade a estímulos sensoriais.
Cada pessoa é afetada em uma intensidade diferente. O autismo não tem cura, mas tem tratamentos que podem amenizar muito os sintomas e melhorar a qualidade de vida do paciente.
Para a gente entender melhor sobre a vida das pessoas com transtorno do espectro autista, eu converso com a Cynthia Mel, mãe de três crianças. Uma delas, a Bela, tem autismo. Converso também com o Lucas Pontes de Andrade, que tem autismo e só foi diagnosticado depois dos 20 anos, e com o doutor Caio Abujadi, psiquiatra especialista em crianças e adolescentes, mestre em psiquiatria com o tema “Estimulação Magnética Transcraniana em Indivíduos com Autismo”. Ele tb foi médico psiquiatra da Associação para o Desenvolvimento dos Autistas de Campinas.