Em Casa A Gente Conversa #70 – Autismo: Experiências e Reflexões

Ilustração com quatro pessoas. Uma delas está sentada em uma cadeira de rodas sendo guiada por outra pessoa, a segunda dupla é formada por uma mulher com cegueira e outra pessoa guiando-a. No canto esquerdo lê-se "capacitismo"
Dicionário Feminista #47 – Enciclopédia #10 – Capacitismo
8 de outubro de 2020
Dicionário Feminista #48 – Orgasmo
15 de outubro de 2020

Em Casa A Gente Conversa #70 – Autismo: Experiências e Reflexões

Um fundo laranja, no centro um circulo com foto de uma criança olhando pra frente. No canto superior esquerdo um quadrado azul com "70". No canto superior direito o logo do podcast e abaixo o logo do #OPodcastÉDelas. No centro, o título "Autismo: Experiências e Reflexões", e o texto: "Convidados: Cynthia Mel, Lucas Pontes Andrade e Dr. Caio Abujadi”

A pessoa com transtorno do espectro autista possui desordens do desenvolvimento neurológico desde o nascimento ou do começo da infância.

Dentro deste espectro, pode-se apresentar déficit na comunicação social ou interação social, como nas linguagens verbal e não verbal e também na reciprocidade sócio emocional, além de padrões repetitivos e restritos de comportamento, como movimentos contínuos e pouca ou muita sensibilidade a estímulos sensoriais.

Cada pessoa é afetada em uma intensidade diferente. O autismo não tem cura, mas tem tratamentos que podem amenizar muito os sintomas e melhorar a qualidade de vida do paciente.

Para a gente entender melhor sobre a vida das pessoas com transtorno do espectro autista, eu converso com a Cynthia Mel, mãe de três crianças. Uma delas, a Bela, tem autismo.  Converso também com o Lucas Pontes de Andrade, que tem autismo e só foi diagnosticado depois dos 20 anos, e com o doutor Caio Abujadi, psiquiatra especialista em crianças e adolescentes, mestre em psiquiatria com o tema “Estimulação Magnética Transcraniana em Indivíduos com Autismo”. Ele tb foi médico psiquiatra da Associação para o Desenvolvimento dos Autistas de Campinas.