Dicionário Feminista #55 – Enciclopédia #11 – Horóscopo

Cala a boca, Bárbara #05 – Serviço Público ou Serviço Privado?
5 de janeiro de 2021
Ilustração de uma menina sentada no chão abraçando um coelho branco. Do lado esquerdo, no topo, está escrito "Veganismo"
Dicionário Feminista #56 – Veganismo
14 de janeiro de 2021

Dicionário Feminista #55 – Enciclopédia #11 – Horóscopo

Ilustração de todos os símbolos do zodíaco com um sol no meio. Ao topo, no lado esquerdo, está escrito a palavra "horóscopo"

Ilustração de todos os símbolos do zodíaco com um sol no meio. Ao topo, no lado esquerdo, está escrito a palavra "horóscopo"

Nesse episódio nós vamos falar de um termo que parece de outro mundo, mas que na verdade tem tudo a ver com o nosso próprio sistema solar. Hoje vamos falar de HORÓSCOPO. E, pra isso, vamos contar com a presença de outra podcaster, escritora e amiga íntima dos astros que vai nos ajudar a entender esse termo. Pode entrar, Clara Mello!

Segundo o dicionário, o horóscopo é o prognóstico da vida de uma pessoa, feito pelos astrólogos, baseado na posição exata dos astros no momento e lugar preciso do nascimento dessa pessoa.

Esse termo vem do grego e significa “ver a hora”. A observação do céu e da movimentação dos astros marca diversas civilizações desde a Antiguidade. Esses estudos tinham como principal objetivo entender como e se a movimentação dos planetas acompanhavam os movimentos aqui na Terra. Por isso era muito comum que, no início ou final de uma guerra, e no nascimento ou morte de um rei, os astros fossem consultados no intuito de buscar um padrão que pudesse prever acontecimentos semelhantes.

Por conta disso, no século 7 a.C. já começamos a ver registro dessa observação dos planetas principalmente pelos povos mesopotâmicos. Mas, o horóscopo da forma que conhecemos hoje, vai ser criado apenas no século 5 a.C.

Nesse período é que é criado o zodíaco, palavra que em sua origem grega significa “círculo de animais”. Ele seria uma mistura dos conceitos da astrologia pelos babilônios com o conhecimento matemático dos egípcios e das idéias provenientes da filosofia grega.

O horóscopo e a astrologia perderam significativamente a sua popularidade durante o período de crescimento do cristianismo na Europa. Durante um bom tempo, a observação dos astros ficou restrito a grupos secretos devido à perseguição inquisitorial.

Foi somente no século 18 que os jornais britânicos trouxeram à tona os famosos horóscopos de jornal, que é o mesmo horóscopo que vemos hoje em sites e revistas, também conhecido como Horóscopo Solar. Ele leva em conta a posição que o sol está no dia do nosso nascimento, ignorando a posição dos demais astros e casas astrológicas que sempre eram levados em conta durante a observação do céu pelos nossos antepassados.

A essa leitura completa da posição dos astros no dia do nosso nascimento é dado o nome de Mapa Astral de Nascimento ou Carta Natal. Acredita-se que esse estudo possa dizer muito sobre nossa personalidade.

Se horóscopo funciona ou não, ninguém nunca vai conseguir nos responder com 100% de certeza. Mas, de uma coisas a gente não tem nenhuma dúvida: não dá pra estudar o movimento dos astros morando em uma Terra plana.

Vem ouvir uma conversa delícia sobre horóscopo!

* Redes sociais da Clara

* Notas de rodapé desse episódio:

* Fontes usadas na produção desse episódio: