Cala a boca, Bárbara #05 – Serviço Público ou Serviço Privado?

Então é Natal – Ep. 70 – Edward Mãos de Tesoura (para cortar seu coração!)
31 de dezembro de 2020
Ilustração de todos os símbolos do zodíaco com um sol no meio. Ao topo, no lado esquerdo, está escrito a palavra "horóscopo"
Dicionário Feminista #55 – Enciclopédia #11 – Horóscopo
7 de janeiro de 2021

Cala a boca, Bárbara #05 – Serviço Público ou Serviço Privado?

Vitrine do episódio,. Um fundo branco, com o texto no topo à esquerda: Episódio #5. Logo abaixo e letras grandes: "Serviço Público ou Serviço Privado?". No canto inferior esquerdo, o símbolo do OPodcastÉDelas (um símbolo de feed vermelho com uma mão segurando um microfone). No canto inferior direito, o logo do podcast onde se lê "Cala a Boca, Barbara"

Se você é daqueles que acha o serviço público “decadente”, “ineficiente”, que “não funciona direito” e que a única solução seria privatizar tudo, você precisa ouvir esse episódio.

Nesse 5º episódio do Cala a boca, Bárbara, o primeiro de 2021, eu explico o que é serviço público e serviço privado e te mostro que pelo menos 3 “verdades” sobre o serviço público podem ser, ao menos, problematizadas.

Para começar, te mostro que o serviço público não precisa ser “atraente”, já que ele não necessita “agradar seus clientes”, algo importante para a iniciativa privada. Segundo ponto que eu abordo é sobre a suposta ineficiência do serviço público – será que ele é tão ineficiente assim, haja vista, que o público atendido é muito maior que o público atendido pela iniciativa privada. E por último, eu explico porque não é verdade que todos os funcionários públicos são “acomodados”.

Longe de santificar um e demonizar o outro, a intenção é mostrar que nem tudo o que se houve por aí, é verdade.

Além do que, numa sociedade tão desigual e tão diversa como o Brasil, o serviço público é a única forma de garantir direitos sociais básicos para toda a população.

Então, se você se sentiu instigado a ouvir esse episódio, coloque seu fone de ouvido, dê o play e venha entender um pouco mais do que se trata o serviço público e o serviço privado no Brasil.

E é claro, se você discordar, concordar, ou quiser deixar algum comentário sobre esse episódio, acesse meu perfil no Instagram e deixe seu comentário. Vou adorar saber o que você achou.

DADOS TÉCNICOS:

Apresentação e Pauta: Bárbara Monsignore

Produção & Edição: Domenica Mendes

Podcast original #OPodcastÉDelas

Contribua para que esse podcast continue sendo produzido, apoie o projeto O Podcast É Delas no Catarse.