Cala a Boca, Bárbara https://opodcastedelas.com.br Espaço para se falar sobre Política, História e Cultura de maneira simples e direta. Conceitos, teorias e algumas polêmicas são explicadas e conversadas a fim de fazer com que qualquer um possa começar a entender sobre a sociedade em que vive. Thu, 21 Oct 2021 02:33:51 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=5.8.1 Espaço para se falar sobre Política, História e Cultura de maneira simples e direta. Conceitos, teorias e algumas polêmicas são explicadas e conversadas a fim de fazer com que qualquer um possa começar a entender sobre a sociedade em que vive. Bárbara Monsignore clean Bárbara Monsignore opodcastedelas@gmail.com opodcastedelas@gmail.com (Bárbara Monsignore) All rights reserved Cala a Boca, Bárbara Cala a Boca, Bárbara http://i1.sndcdn.com/avatars-000314104327-4pt3ct-original.jpg https://opodcastedelas.com.br Mensal Cala a boca, Bárbara #17 – O que é Fascismo? https://opodcastedelas.com.br/2021/08/cala-a-boca-barbara-17-o-que-e-fascismo/ Tue, 24 Aug 2021 13:28:31 +0000 https://opodcastedelas.com.br/?p=10488 Entenda o que é Fascismo e quais são as principais características desse regime e teoria política. O Fascismo acabou? Muito se ouve falar sobre o Fascismo. Uns dizem que foi algo que existiu e não existe mais e outros dizem que estamos vivendo, no Brasil, sob um governo fascista. Será? O episódio de hoje se propõe a esclarecer algumas dúvidas sobre o que é o Fascismo. 

Um detalhe muitíssimo importante: o Fascismo é ao mesmo tempo um Regime Político e uma Ideologia Política, ou seja, surgiu como um movimento social na Itália no século XX, com objetivos específicos, se institucionalizou (conquistou o poder) e tomou tamanha proporção ideológica que podemos dizer que sua ideologia não é algo restrito ao contexto histórico em que ele surgiu. Por isso é muito importante entender bem o que é Fascismo, desde suas características como Regime Político e, principalmente, como Ideologia.

Outra coisa que quero destacar é que o entendimento sobre o Fascismo é feito por diversos autores de diversas ideologias, sim, há o olhar Liberal sobre o que foi/é o Fascismo, o olhar marxista, até mesmo o olhar da Psicologia. Claro, que no episódio de hoje eu não serei capaz de abordar tantas perspectivas de análise, então, eu optei por explicar para você, em linhas gerais, quando e onde surgiu o Fascismo, suas características principais enquanto Regime Político, e principalmente, as características principais enquanto Ideologia. No fim deste post, eu deixei algumas referências bibliográficas em que eu pesquisei um pouco do conteúdo deste episódio para você pesquisar e se aprofundar no assunto, caso ache interessante ou necessário.

Enfim, como vocês já estão cansados de ouvir de mim, esse podcast é apenas o início das aprendizagens de vocês, então, se ficaram confusos, se surgiu alguma dúvida, vocês me encontram tanto no Instagram o @calaboca_barbara ou no Twitter o @calabarbara_.

E claro, se você tem me acompanhado até aqui e está gostando dos meus conteúdos, avalie esse podcast, compartilhe, me siga e faça parte dessa comunidade crescente de calabares.

Se cuida, usa máscara e te espero no próximo episódio.

REFERÊNCIAS:

BOBBIO, Norberto, GIANFRANCO, Pasquino e MATEUCCI Nicola. Verbete Fascismo. In: Dicionário de Política. Brasília: UNB, 1998, 2v.

ECO, Umberto. O Fascismo Eterno. Rio de Janeiro: Record, 2018

TABER, Mike e RIDDELL, John. Introdução. In: ZETKIN, Clara. Como nasce e morre o fascismo. São Paulo: Autonomia Literária, 2019

DADOS TÉCNICOS:

Apresentação e Pauta: Bárbara Monsignore

Produção & Edição: Domenica Mendes

Podcast original #OPodcastÉDelas

Contribua para que esse podcast continue sendo produzido, apoie o projeto O Podcast É Delas no Catarse.

]]>
Entenda o que é Fascismo e quais são as principais características desse regime e teoria política. O Fascismo acabou? Entenda o que é Fascismo e quais são as principais características desse regime e teoria política. O Fascismo acabou? Bárbara Monsignore 10:40
Cala a boca, Bárbara #16 – O que é Anarquismo? https://opodcastedelas.com.br/2021/07/cala-a-boca-barbara-16-o-que-e-anarquismo/ Tue, 27 Jul 2021 13:15:39 +0000 https://opodcastedelas.com.br/?p=10428 Conheça e entenda o que é Anarquismo, de onde surgiu, quais as propostas e principais diferenças com o comunismo Ora, ora muito provavelmente você já ouviu falar sobre Anarquismo ou sobre “Anarquia” e, talvez, a primeira ideia que surgiu na sua cabeça foi de algo bagunçado, desorganizado. Infelizmente, esse sentido acaba sendo o mais divulgado, mas que nada diz sobre essa teoria política revolucionária.

Então, como o intuito desse podcast é desmistificar algumas “verdades” que vão sendo ditas por aí e ajudar a vocês a começarem a entender sobre Política, aprendendo os conceitos básicos, hoje o objetivo é explicar sobre o Anarquismo.

Parafraseando um grande estudioso do Anarquismo, o professor Felipe Correa, o anarquismo trata-se de uma teoria socialista revolucionária antiautoritária e autogestionária. Em linhas muito gerais, é uma proposta de modelo de sociedade mais justo e igualitário que o Capitalismo e mais libertário que o Socialismo de Karl Marx. 

O Anarquismo, então, surgiu no mesmo contexto histórico que as outras teorias contrárias ao capitalismo, por volta do século XIX, trazendo alguns elementos diferentes da teoria proposta por Marx. Ainda hoje o Anarquismo é um movimento não homogêneo, mas que possui como característica principal a rejeição a qualquer autoridade e dominação, seja ela terrena ou metafísica, ou seja, Deus e o Estado. As diferenças principais estão no como construir essa sociedade mais libertária e mais justa.

Então, preste muita atenção nesse episódio e qualquer dúvida você sabe onde me encontrar: no Instagram @calaaboca_barbara ou no Twitter o @calabarbara_

Sem mais, ajuste o volume e bóra aprender!

REFERÊNCIAS:

BOBBIO, Norberto, GIANFRANCO, Pasquino e MATEUCCI Nicola. Dicionário de Política. Brasília: UNB, 1998, 2v.

BRITO, Luciana. Os anarquistas ordenam o mundo: a filosofia de Proudhon e Bakunin. São Carlos: Revista Em Curso, UFSCar, 2016.

CORREA, Felipe. Surgimento e Breve perspectiva histórica do anarquismo. Editora Faísca, 2013 

DADOS TÉCNICOS:

Apresentação e Pauta: Bárbara Monsignore

Produção & Edição: Domenica Mendes

Podcast original #OPodcastÉDelas

Contribua para que esse podcast continue sendo produzido, apoie o projeto O Podcast É Delas no Catarse.

]]>
Conheça e entenda o que é Anarquismo, de onde surgiu, quais as propostas e principais diferenças com o comunismo Conheça e entenda o que é Anarquismo, de onde surgiu, quais as propostas e principais diferenças com o comunismo Bárbara Monsignore 12:49
Cala a boca, Bárbara #15 – O que é Social-Democracia? https://opodcastedelas.com.br/2021/07/cala-a-boca-barbara-15-o-que-e-social-democracia/ Tue, 13 Jul 2021 14:27:09 +0000 https://opodcastedelas.com.br/?p=10363 A social-democracia é uma teoria política criada após a Quebra da Bolsa de NY. Entenda o que ela é e o que ela propõe Talvez você nunca tenha ouvido falar sobre o termo “social-democracia”, mas com certeza já viu elementos dessa teoria circulando por aí. Dito de maneira bem simples e objetiva, a social-democracia é um modelo que visa uma melhoria nos aspectos sociais sem realizar grandes mudanças na estrutura capitalista da nossa sociedade.

Neste episódio 15, eu falarei sobre o contexto do surgimento dessa teoria, assim como onde ela foi colocada em prática pela primeira vez. Deixo claro, desde já, que a social-democracia anda de mãos dadas com a política econômica keynesiana, que eu também explico nesse episódio.

Minhas referências para esse episódio foram tiradas principalmente das minhas anotações da época da faculdade, mas, abaixo deixarei alguns autores e referências para aqueles que gostariam de se aprofundar sobre o assunto.

Só um último pedido: se você tem me acompanhado até aqui e está gostando dos meus conteúdos, avalie esse podcast, compartilhe, nos siga e faça parte dessa comunidade crescente de calabares. Lembrando que estou disponível para bater um papo ou tirar dúvidas tanto no Instagram o @calaaboca_barbara quanto no Twitter o @calabarbara_.

Sem mais, ajuste o volume e bóra aprender!


REFERÊNCIAS:

HUGON, Paul. História das Doutrinas Econômicas. São Paulo: Editora Atlas, 1980, 14ª edição.

KEYNES, John. M. Teoria Geral do Emprego, do Juro e da Moeda. São Paulo: Atlas, 1992

______________. Keynes. (Coleção Os Economistas). São Paulo: Editora Nova Cultural, 1996.

PRZEWORSKI, Adam. Capitalismo e Social-Democracia. São Paulo: Cia das Letras, 1989


DADOS TÉCNICOS:

Apresentação e Pauta: Bárbara Monsignore

Produção & Edição: Domenica Mendes

Podcast original #OPodcastÉDelas

Contribua para que esse podcast continue sendo produzido, apoie o projeto O Podcast É Delas no Catarse.

]]>
A social-democracia é uma teoria política criada após a Quebra da Bolsa de NY. Entenda o que ela é e o que ela propõe A social-democracia é uma teoria política criada após a Quebra da Bolsa de NY. Entenda o que ela é e o que ela propõe Bárbara Monsignore 11:03
Cala a boca, Bárbara #14 – O que é Comunismo? https://opodcastedelas.com.br/2021/06/cala-a-boca-barbara-14-o-que-e-comunismo/ Tue, 29 Jun 2021 17:10:43 +0000 https://opodcastedelas.com.br/?p=10272 Para alguns terrível, para outros delírio, afinal, o que é o comunismo? Entenda, de uma vez por todas, o que assusta tanta gente Para alguns terrível, para outros delírio, afinal, o que é o comunismo?

Em linhas muito gerais, o comunismo é um modelo de sociedade em que há equidade entre os seres humanos, sem opressão, sem dominação. Para construir o comunismo é preciso passar pelo Socialismo antes. 

A teoria Comunista foi pensada pelo Karl Marx e Friedrich Engels, escrita no livro-panfleto “O Manifesto Comunista”, em meados do século XIX, no mesmo momento em que o Capitalismo estava se consolidando como modelo social-econômico. 

Só tem como compreendermos o comunismo, se entendermos a teoria marxista e sobretudo compreendermos o entendimento que essa teoria faz do capitalismo.

Se você está curioso para entender um pouco mais sobre o comunismo, desprenda-se de seus preconceitos, abra sua mente, ajuste o volume, aperte o play e bóra aprender!

Caso tenham dúvidas, sugestões ou quiserem bater um papo, estou disponível no Instagram o @calaaboca_barbara e também no Twitter  o @calabarbara_

Até mais!

REFERÊNCIAS

ENGELS, Friedrich. Do Socialismo Utópico ao Socialismo Científico. Domínio Público, 1880, 1ª edição.

ENGELS, F. MARX, K. Manifesto Comunista. Porto Alegre: L&PM, 2006.

Ditadura do Proletariado. Jones Manoel. Dicionário Marxista 008 – Podcast Revolushow. Disponível em <https://revolushow.com/

O que é Socialismo. Disponível em <https://www.politize.com.br/socialismo-o-que-e/ >. Acesso em 01 de junho de 2021

DADOS TÉCNICOS:

Apresentação e Pauta: Bárbara Monsignore

Produção & Edição: Domenica Mendes

Podcast original #OPodcastÉDelas

Contribua para que esse podcast continue sendo produzido, apoie o projeto O Podcast É Delas no Catarse.

]]>
Para alguns terrível, para outros delírio, afinal, o que é o comunismo? Entenda, de uma vez por todas, o que assusta tanta gente Para alguns terrível, para outros delírio, afinal, o que é o comunismo? Entenda, de uma vez por todas, o que assusta tanta gente Bárbara Monsignore 10:14
Cala a boca, Bárbara #13 – O que é o Socialismo de Karl Marx? https://opodcastedelas.com.br/2021/06/cala-a-boca-barbara-13-o-que-e-o-socialismo-de-karl-marx/ Tue, 15 Jun 2021 20:01:31 +0000 https://opodcastedelas.com.br/?p=10140 Entenda o que é o socialismo de Karl Marx, também chamado de socialismo científico e o que ele diz, de verdade Você já ouviu falar no Socialismo de Karl Marx? E no comunismo? É tudo a mesma coisa? O que são as tais das lutas de classe? O que é o proletariado? E a burguesia? 

Em linhas muito gerais o socialismo é uma teoria política, social e econômica que surgiu como crítica à teoria liberal. Ou seja, ele propõe um modelo de sociedade divergente do modelo capitalista, que é o modelo atual, que existe na maior parte do mundo.

O Socialismo tem suas bases ideológicas nos mesmos movimentos intelectuais e nos mesmos acontecimentos históricos que a teoria Liberal, porém, foram pensados como contraponto um do outro. 

Neste episódio eu explico a teoria Socialista de Karl Marx e Friedrich Engels e diferencio o Comunismo do Socialismo. Em linhas gerais, para esses teóricos, o Comunismo é a sociedade sem opressão, onde todos viveriam em plena igualdade, liberdade e fraternidade, porém, para alcançá-la é preciso passar por um modelo social de transição, o Socialismo.

O Socialismo é então, esse modelo social, político e econômico em que o poder estatal estaria nas mãos dos trabalhadores. Mas para você entender melhor esse modelo, é preciso que você entenda o capitalismo a partir da lógica marxista que é o que te explico nesse episódio.

Então ajuste o volume, aperte o play e bóra aprender!

Lembrando que estou disponível pelo Instagram o @calaaboca_barbara e também no Twitter  o @calabarbara_

 

REFERÊNCIAS

ENGELS, Friedrich. Do Socialismo Utópico ao Socialismo Científico. Domínio Público, 1880, 1ª edição.

ENGELS, F. MARX, K. Manifesto Comunista. Porto Alegre: L&PM, 2006.

Ditadura do Proletariado. Jones Manoel. Dicionário Marxista 008 – Podcast Revolushow. Disponível em <https://revolushow.com/

O que é Socialismo. Disponível em <https://www.politize.com.br/socialismo-o-que-e/ >. Acesso em 01 de junho de 2021

DADOS TÉCNICOS:

Apresentação e Pauta: Bárbara Monsignore

Produção & Edição: Domenica Mendes

Podcast original #OPodcastÉDelas

Contribua para que esse podcast continue sendo produzido, apoie o projeto O Podcast É Delas no Catarse.

]]>
Entenda o que é o socialismo de Karl Marx, também chamado de socialismo científico e o que ele diz, de verdade Entenda o que é o socialismo de Karl Marx, também chamado de socialismo científico e o que ele diz, de verdade Bárbara Monsignore 10:02
Cala a boca, Bárbara #12 – Como surgiu o Socialismo? https://opodcastedelas.com.br/2021/06/cala-a-boca-barbara-12-como-surgiu-o-socialismo/ Tue, 01 Jun 2021 17:59:40 +0000 https://opodcastedelas.com.br/?p=10138 Sabia que o socialismo surgiu na mesma época que o liberalismo? Entenda mais sobre a origem dessa teoria neste episódio Se você fica todo perdido quando o assunto é Socialismo – não sabe muito bem o que ele propõe, o que significa – esse episódio é para você.

Em linhas muito gerais o socialismo é uma teoria política, social e econômica que surgiu como crítica à teoria liberal. Ou seja, ele propõe um modelo de sociedade divergente do modelo capitalista, que é o modelo atual, que existe na maior parte do mundo.

Assim como o Liberalismo, o movimento possui suas bases ideológicas nos mesmos movimentos intelectuais e nos mesmos acontecimentos históricos, porém, foram pensados como contraponto um do outro.

Neste episódio eu explico quando e onde surgiu o Socialismo e quais foram as primeiras teorias que surgiram e o que elas defendiam. No próximo episódio falarei um pouco mais sobre o Socialismo e qual a sua relação com o Comunismo. 

E, como sempre digo, esse é apenas o começo das suas aprendizagens, continue nos seguindo para aprender cada vez mais e se aprofunde nos estudos. Pergunte, questione, dialogue.

Lembrando que estou disponível pelo Instagram o @calaaboca_barbara e também no Twitter  o @calabarbara_

Ajuste o volume, aperte o play e bóra aprender!


REFERÊNCIAS

ENGELS, Friedrich. Do Socialismo Utópico ao Socialismo Científico. Domínio Público, 1880, 1ª edição.

ENGELS, F. MARX, K. Manifesto Comunista. Porto Alegre: L&PM, 2006.

Ditadura do Proletariado. Jones Manoel. Dicionário Marxista 008 – Podcast Revolushow. Disponível em <https://revolushow.com/

O que é Socialismo. Disponível em <https://www.politize.com.br/socialismo-o-que-e/ >. Acesso em 01 de junho de 2021.


DADOS TÉCNICOS:

Apresentação e Pauta: Bárbara Monsignore

Produção & Edição: Domenica Mendes

Podcast original #OPodcastÉDelas

Contribua para que esse podcast continue sendo produzido, apoie o projeto #OPodcastÉDelas no Catarse a partir de R$ 7 por mês e faça a diferença.

]]>
Sabia que o socialismo surgiu na mesma época que o liberalismo? Entenda mais sobre a origem dessa teoria neste episódio Sabia que o socialismo surgiu na mesma época que o liberalismo? Entenda mais sobre a origem dessa teoria neste episódio Bárbara Monsignore 9:37
Cala a boca, Bárbara #11 – Qual a relação entre Liberalismo e Capitalismo? https://opodcastedelas.com.br/2021/05/cala-a-boca-barbara-11-qual-a-relacao-entre-liberalismo-e-capitalismo/ Tue, 25 May 2021 22:56:51 +0000 https://opodcastedelas.com.br/?p=9974 Qual é a relação entre Liberalismo e Capitalismo? Nesse episódio, você vai entender o porquê uma coisa está ligada a outra. Qual é a relação entre Liberalismo e Capitalismo?

Se você também não sabe como essa relação acontece, você precisa ouvir esse episódio. 

O liberalismo é a ideologia que sustenta o modo de vida capitalista. Então, para você entender a sociedade atual que é uma sociedade capitalista é importante que você entenda o que está por trás dos ensinamentos que nos são passados e que muitas vezes não nos questionamos de onde isso vem.

A teoria liberal defende sobretudo a LIBERDADE econômica, política e social. Porém, contudo, todavia, não podemos perder de vista o como essa liberdade realmente acontece na vida real. Ou em outras palavras, devemos nos perguntar: para quem é essa liberdade? Como ela ocorre? E liberdade em relação a que?

Neste episódio então, explico como funciona essa “tal liberdade” tão defendida pelos liberais, o que seria a “auto-regulação do mercado”, e o que está por trás da afirmação: “trabalhe enquanto eles dormem”.

E para deixar registrado, como sempre digo, esse é apenas o começo das suas aprendizagens, continue nos seguindo para aprender cada vez mais e se aprofunde nos estudos. Pergunte, questione, dialogue.

Lembrando que estou disponível pelo Instagram o @calaaboca_barbara e também no Twitter (sim, habemus Twitter) o @calabarbara_

Ajuste o volume, aperte o play e bóra aprender!

REFERÊNCIAS:

CATANI, Afrânio. O que é capitalismo. (Coleção Primeiros Passos). São Paulo: Brasiliense, 1988.

HUGON, Paul. História das Doutrinas Econômicas. 14 edição. São Paulo: Atlas, 1980.

SMITH, Adam. A Riqueza das Nações. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1982.

DADOS TÉCNICOS:

Apresentação e Pauta: Bárbara Monsignore

Produção & Edição: Domenica Mendes

Podcast original #OPodcastÉDelas

Contribua para que esse podcast continue sendo produzido, apoie o projeto O Podcast É Delas no Catarse.

]]>
Qual é a relação entre Liberalismo e Capitalismo? Nesse episódio, você vai entender o porquê uma coisa está ligada a outra. Qual é a relação entre Liberalismo e Capitalismo? Nesse episódio, você vai entender o porquê uma coisa está ligada a outra. Bárbara Monsignore 6:47
Cala a boca, Bárbara #10 – O que é Liberalismo? https://opodcastedelas.com.br/2021/05/cala-a-boca-barbara-10-o-que-e-liberalismo/ Tue, 18 May 2021 23:27:05 +0000 https://opodcastedelas.com.br/?p=9857 Entenda o que é liberalismo, como começou e qual a ideia de liberdade que os liberais clássicos tinham em mente Você sabe o que é liberalismo? Muito provavelmente você já deve ter ouvido a expressão “fulano é liberal” e se você não sabe o que significa liberalismo, muito provavelmente você ficou boiando na conversa. Por isso, que a partir de hoje essa não será mais uma preocupação sua, porque nesse episódio eu explico direitinho o que é  esse “tal” liberalismo.

O liberalismo é uma teoria que surgiu no movimento filosófico Iluminista, mas que tomou forma nas revoluções e reformas que aconteceram depois, na Europa – Revolução Francesa, Revolução Gloriosa e Revolução Industrial. 

A teoria liberal defende sobretudo a liberdade econômica, política e social. Porém, contudo, todavia, não podemos perder de vista o como essa liberdade realmente acontece na vida real. Ou em outras palavras, devemos nos perguntar: para quem é essa liberdade? Como ela ocorre? E liberdade em relação a que?

Nesse episódio eu fiz uma retomada histórica rápida para entendermos o contexto do surgimento dessa teoria e depois eu apresentei as características principais para que você  já possa começar a relacionar com o contexto atual. 

Atenção para spoiler: o liberalismo é a teoria que sustenta o modo de vida capitalista, então, se você vive numa sociedade capitalista, assim como eu, é muito importante que você entenda o que essa teoria defende e sobretudo como ela se comporta na realidade.

Como sempre digo, esse é apenas o começo das suas aprendizagens, continue nos seguindo para aprender cada vez mais e se aprofunde nos estudos. Pergunte, questione, dialogue.

Lembrando que estou disponível pelo Instagram o @calaaboca_barbara e também no Twitter (sim, habemus Twitter) o @calabarbara_

Chega de introdução, aperte o play e bóra aprender!

REFERÊNCIAS:

CATANI, Afrânio. O que é capitalismo. (Coleção Primeiros Passos). São Paulo: Brasiliense, 1988.

HUGON, Paul. História das Doutrinas Econômicas. 14 edição. São Paulo: Atlas, 1980.

SMITH, Adam. A Riqueza das Nações. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1982.

DADOS TÉCNICOS:

Apresentação e Pauta: Bárbara Monsignore

Produção & Edição: Domenica Mendes

Podcast original #OPodcastÉDelas

Contribua para que esse podcast continue sendo produzido, apoie o projeto O Podcast É Delas no Catarse.

]]> Entenda o que é liberalismo, como começou e qual a ideia de liberdade que os liberais clássicos tinham em mente Entenda o que é liberalismo, como começou e qual a ideia de liberdade que os liberais clássicos tinham em mente Bárbara Monsignore 13:52 Cala a Boca, Bárbara #09 – O que é ser de centro? https://opodcastedelas.com.br/2021/05/cala-a-boca-barbara-09-o-que-e-ser-de-centro/ Tue, 04 May 2021 19:30:57 +0000 https://opodcastedelas.com.br/?p=9816 Entenda o que as pessoas querem dizer no Brasil quando falam que alguém deve ser de centro na política Já ouviu falar em alguém que afirma ser de centro? Se você vem me acompanhando até aqui, já sabe que os dois últimos episódios foram para explicar a maior “treta” do campo político: DIREITA x ESQUERDA. Se você não ouviu, assim que você acabar de escutar esse episódio aqui, dê uma escutada nos dois episódios anteriores também porque eles são importantes, inclusive, para você entender esse episódio aqui.

De cara, eu já te digo: ser de Centro não significa ser algo fora das dimensões de DIREITA e ESQUERDA, é só um lugar que “essas ideologias quase se confundem”, por isso repito a importância de entender bem as diferenças entre ESQUERDA e DIREITA. 

Resolvi falar sobre o “centro” porque é uma categoria muito famosa no Brasil. Vire e mexe ouvimos falar do “centrão”, então achei importante explicar o que isso pode significar.

Muita coisa do que eu falo é tirado do livro: “Direita e Esquerda: razões e significados de uma distinção política”, do Norberto Bobbio, publicado pela Editora Unesp em 2011 (3ª edição). Nesse livro, o autor vai explicar a diferença entre direita e esquerda, a partir de uma categoria central de análise que é a ideia de IGUALDADE, que eu explico melhor no episódio.

O que sempre digo e repito é que o processo de formação política não pára nunca, entender conceitos centrais como esse é apenas o começo da sua aprendizagem. 

Se você gostou, já siga nosso podcast e também nosso Instagram @calaaboca_barbara, para não perder nenhum episódio, porque vem muita coisa boa por aí!

Agora aperte o play e bora aprender!


DADOS TÉCNICOS:

Apresentação e Pauta: Bárbara Monsignore

Produção & Edição: Domenica Mendes

Podcast original #OPodcastÉDelas

Contribua para que esse podcast continue sendo produzido, apoie o projeto O Podcast É Delas no Catarse.

]]>
Entenda o que as pessoas querem dizer no Brasil quando falam que alguém deve ser de centro na política Entenda o que as pessoas querem dizer no Brasil quando falam que alguém deve ser de centro na política Bárbara Monsignore 9:37
Cala a boca, Bárbara #08 – O que é ser de esquerda? https://opodcastedelas.com.br/2021/04/cala-a-boca-barbara-episodio-08-o-que-e-ser-de-esquerda/ Tue, 27 Apr 2021 15:00:40 +0000 https://opodcastedelas.com.br/?p=9767 Entenda o que significa ser de esquerda, quais as principais características desse posicionamento político e econômico e o que isso reflete na sua vida O que significa ser de esquerda? Na semana passada, depois de algum tempinho de planejamento, voltamos com tudo e voltamos falando sobre “o que é ser de direita”. Então, depois de escutar esse episódio aqui, volta lá para escutar o episódio anterior.

Tem muita confusão por aí, muita gente mal intencionada dizendo o que quer e muita gente sem entender nadinha. Então, eu resolvi explicar de maneira simples e direta aspectos importantes para você não ficar com dúvidas. Mas é claro, se elas surgirem pode entrar em contato comigo que vou ter o prazer de te ajudar.

Neste episódio eu vou explicar qual o critério para definir “a esquerda” no campo político. Ser de esquerda não quer dizer que você quer que todas as pessoas sejam fisicamente iguais, na verdade significa que elas possam ter condições de viver tão bem que possam ser aceitas e segurança para ser como elas são: diferentes.


Muita coisa do que eu falo é tirado do livro: “Direita e Esquerda: razões e significados de uma distinção política”, do Norberto Bobbio, publicado pela Editora Unesp em 2011 (3ª edição). Nesse livro, o autor vai explicar a diferença entre direita e esquerda, a partir de uma categoria central de análise que é a ideia de IGUALDADE, que eu explico melhor no episódio.

Uma coisa que é importante lembrar é que o processo de formação política não para nunca, entender conceitos centrais como esse é apenas o começo da sua aprendizagem. 

Se você gostou, já siga nosso podcast e também nosso Instagram @calaaboca_barbara, para não perder nenhum episódio, porque vem muita coisa boa por aí!

Agora aperte o play e bora aprender!

 

DADOS TÉCNICOS:

Apresentação e Pauta: Bárbara Monsignore

Produção & Edição: Domenica Mendes

Roteiro: Bárbara Monsignore e Domenica Mendes

Podcast original #OPodcastÉDelas

Contribua para que esse podcast continue sendo produzido, apoie o projeto O Podcast É Delas no Catarse.

]]>
Entenda o que significa ser de esquerda, quais as principais características desse posicionamento político e econômico e o que isso reflete na sua vida Entenda o que significa ser de esquerda, quais as principais características desse posicionamento político e econômico e o que isso reflete na sua vida Bárbara Monsignore 9:32
Cala a Boca, Bárbara #07 – O que é ser de direita? https://opodcastedelas.com.br/2021/04/cala-a-boca-barbara-07-o-que-e-ser-de-direita/ Tue, 20 Apr 2021 11:00:06 +0000 https://opodcastedelas.com.br/?p=9631 Entenda o que significa ser de direita, quais as principais características desse posicionamento político e econômico e o que isso reflete na sua vida No episódio dessa semana eu te respondo “O que é ser de direita?”. O Podcast “Cala a boca, Bárbara” é um espaço em que eu, Bárbara Monsignore, explico de maneira curta e direta alguns conceitos para te ajudar a entender a sociedade em que vivemos.

Depois de alguns dias de férias e de planejamento, o episódio de hoje vai te ajudar a entender de uma vez por todas o que significa ser de Direita dentro do campo político.

Tem muita confusão por aí, muita gente mal intencionada dizendo o que quer e muita gente sem entender nadinha. Então, eu resolvi explicar de maneira simples e direta aspectos importantes para você não ficar com dúvidas. Mas é claro, se elas surgirem pode entrar em contato comigo que vou ter o prazer de te ajudar.

Muita coisa do que eu falo é tirado do livro: “Direita e Esquerda: razões e significados de uma distinção política”, do Norberto Bobbio, publicado pela Editora Unesp em 2011 (3ª edição). Nesse livro, o autor vai explicar a diferença entre direita e esquerda, a partir de uma categoria central de análise que é a ideia de IGUALDADE, que eu explico muito bem no episódio.

Uma coisa que é importante lembrar é que o processo de formação política não para nunca, entender conceitos centrais como esse é apenas o começo da sua aprendizagem. 

Se você gostou, já siga nosso podcast e também nosso Instagram @calaaboca_barbara, para não perder nenhum episódio, porque vem muita coisa boa por aí!

Agora aperte o play e bóra aprender!

DADOS TÉCNICOS:

Pesquisa e Apresentação: Bárbara Monsignore

Produção & Edição: Domenica Mendes

Roteiro: Bárbara Monsignore e Domenica Mendes

Podcast original #OPodcastÉDelas

Contribua para que esse podcast continue sendo produzido, apoie o projeto O Podcast É Delas no Catarse.

]]>
Entenda o que significa ser de direita, quais as principais características desse posicionamento político e econômico e o que isso reflete na sua vida Entenda o que significa ser de direita, quais as principais características desse posicionamento político e econômico e o que isso reflete na sua vida Bárbara Monsignore 10:01
Cala a boca, Bárbara #06 – Ciências Sociais são ciência? https://opodcastedelas.com.br/2021/01/cala-a-boca-barbara-06-ciencias-sociais-sao-ciencia/ Tue, 19 Jan 2021 17:15:12 +0000 https://opodcastedelas.com.br/?p=8849 Ciências sociais são ciência? A resposta mais curta é sim, mas você precisa entender o porquê. Nesse ano pandêmico, muito se falou sobre a importância da Ciência. Mas, infelizmente, também foi estimulado a descrença nessa mesma Ciência usando, muitas vezes, de argumentos falaciosos (para não dizer mentirosos ou mal-intencionados). Por conta disso, resolvi, falar um pouco mais para vocês, como a Ciência é feita e no que ela se difere do senso comum.

Tanto Ciência quanto Senso Comum são saberes/conhecimentos adquiridos a partir da observação da realidade em que vivemos. A diferença está na trajetória realizada para se alcançar determinado resultado. Em outras palavras, a metodologia utilizada para a comprovação de determinado conhecimento é o que difere esses dois saberes. Enquanto um tem toda uma metodologia rígida a ser seguida, a outra se constrói a partir da experimentação, sem muito critério.

Isso não significa que uma é melhor do que a outra. Significa apenas que fazem parte de “caixinhas” diferentes. Por isso que NÃO se refuta CIÊNCIA com SENSO COMUM.

Assim como, NÃO se refuta CIÊNCIA POLÍTICA, SOCIOLOGIA, com opinião pessoal. São coisas diferentes, que devem permanecer em lugares diferentes.

Bom, se você se interessou e gostaria de entender um pouco mais sobre esses dois saberes, aperte o play e aproveite.

DADOS TÉCNICOS:

Apresentação e Pauta: Bárbara Monsignore

Produção & Edição: Domenica Mendes

Podcast original #OPodcastÉDelas

Contribua para que esse podcast continue sendo produzido, apoie o projeto O Podcast É Delas no Catarse.

]]>
Ciências sociais são ciência? A resposta mais curta é sim, mas você precisa entender o porquê. Ciências sociais são ciência? A resposta mais curta é sim, mas você precisa entender o porquê. Bárbara Monsignore 11:23
Cala a boca, Bárbara #05 – Serviço Público ou Serviço Privado? https://opodcastedelas.com.br/2021/01/cala-a-boca-barbara-05-servico-publico-ou-servico-privado/ Tue, 05 Jan 2021 18:44:37 +0000 https://opodcastedelas.com.br/?p=8804 Qual a diferença do serviço público e do serviço privado? Qual deles é melhor? Entenda porque a privatização não é solução no episódio de hoje Se você é daqueles que acha o serviço público “decadente”, “ineficiente”, que “não funciona direito” e que a única solução seria privatizar tudo, você precisa ouvir esse episódio.

Nesse 5º episódio do Cala a boca, Bárbara, o primeiro de 2021, eu explico o que é serviço público e serviço privado e te mostro que pelo menos 3 “verdades” sobre o serviço público podem ser, ao menos, problematizadas.

Para começar, te mostro que o serviço público não precisa ser “atraente”, já que ele não necessita “agradar seus clientes”, algo importante para a iniciativa privada. Segundo ponto que eu abordo é sobre a suposta ineficiência do serviço público – será que ele é tão ineficiente assim, haja vista, que o público atendido é muito maior que o público atendido pela iniciativa privada. E por último, eu explico porque não é verdade que todos os funcionários públicos são “acomodados”.

Longe de santificar um e demonizar o outro, a intenção é mostrar que nem tudo o que se houve por aí, é verdade.

Além do que, numa sociedade tão desigual e tão diversa como o Brasil, o serviço público é a única forma de garantir direitos sociais básicos para toda a população.

Então, se você se sentiu instigado a ouvir esse episódio, coloque seu fone de ouvido, dê o play e venha entender um pouco mais do que se trata o serviço público e o serviço privado no Brasil.

E é claro, se você discordar, concordar, ou quiser deixar algum comentário sobre esse episódio, acesse meu perfil no Instagram e deixe seu comentário. Vou adorar saber o que você achou.

DADOS TÉCNICOS:

Apresentação e Pauta: Bárbara Monsignore

Produção & Edição: Domenica Mendes

Podcast original #OPodcastÉDelas

Contribua para que esse podcast continue sendo produzido, apoie o projeto O Podcast É Delas no Catarse.

]]>
Qual a diferença do serviço público e do serviço privado? Qual deles é melhor? Entenda porque a privatização não é solução no episódio de hoje Qual a diferença do serviço público e do serviço privado? Qual deles é melhor? Entenda porque a privatização não é solução no episódio de hoje Bárbara Monsignore 16:16
Cala a Boca, Barbara #04 – De onde vem o Natal? https://opodcastedelas.com.br/2020/12/cala-a-boca-barbara-04-de-onde-vem-o-natal/ Tue, 22 Dec 2020 11:35:59 +0000 https://opodcastedelas.com.br/?p=8781 De onde vem o Natal? Como essa festividade cristã se espalhou pelo mundo inteiro? Vem entender a História do Natal Natal é sinônimo de Papai Noel, renas, trenós, neve e pinheiro como árvore de Natal em pleno calor brasileiro ou seria presépio, cantigas natalinas e a comemoração do nascimento de Jesus?

Se você não sabe ao certo de onde vem o Natal, você precisa dar o play neste episódio do Cala a boca, Bárbara.

Saber das origens exatas do Natal é muito difícil, pois ela é uma festa que possui muitas influências. Tem toda uma construção cristã em torno da figura de Jesus Cristo e de seu nascimento. Tem também a construção de uma figura boa que distribui presentes e há todo um imaginário antigo de comemorações não-cristãs (pagãs), advindas do folclore europeu.

Uma coisa é fato, o Natal tem origem europeia, mas é também uma das datas mais comemoradas, em todo mundo, nos dias atuais. Isso deixa claro uma coisa: o tamanho da influência que a Europa e os EUA tiveram e ainda têm sobre boa parte do mundo. E isso explica muita coisa da História do Ocidente.

Sem mais delongas, se você ficou curioso, vem comigo ouvir mais esse episódio, o último do ano, bem climinha de Natal. E ah, espero vocês no ano que vem! Nosso papo por aqui está apenas começando.

Boas festividades de fim de ano. Sem aglomeração, por favor!

DADOS TÉCNICOS:

Apresentação e Pauta: Bárbara Monsignore

Produção & Edição: Domenica Mendes

Podcast original #OPodcastÉDelas

Contribua para que esse podcast continue sendo produzido, apoie o projeto O Podcast É Delas no Catarse.

 

]]>
De onde vem o Natal? Como essa festividade cristã se espalhou pelo mundo inteiro? Vem entender a História do Natal De onde vem o Natal? Como essa festividade cristã se espalhou pelo mundo inteiro? Vem entender a História do Natal Bárbara Monsignore 16:16
Cala a boca, Bárbara #03 – Consumir é um ato político? https://opodcastedelas.com.br/2020/12/cala-a-boca-barbara-03-consumir-e-um-ato-politico/ Tue, 08 Dec 2020 19:50:23 +0000 https://opodcastedelas.com.br/?p=8730 O que é consumo? O que é consumo consciente? Afinal, consumir é um ato político? Entenda, aprenda e reflita sobre isso Então é Natal….” e o fim de um ano pandêmico, se aproxima. Normalmente, no fim de ano, temos algumas datas comemorativas que estimulam o consumo. Por isso, esse será o tema do episódio de hoje.

2020 foi um ano atípico, em que muitos, senão todos, foram forçados a repensarem seus padrões de consumo. Seja porque perderam seus empregos e tiveram que consumir menos, ou porque passaram a trabalhar em casa e começaram a consumir coisas que até então não achavam necessárias, ou passaram a consumir mais, numa forma de “tampar o vazio” que a impossibilidade de sair de casa causara. Enfim, foi um ano que, querendo ou não, tivemos que nos debruçar sobre algumas questões, como o consumo, que antes podiam “passar batido.”

Mas, o que é consumo? Consumo e consumismo são a mesma coisa? Existe consumo consciente?

É possível vivermos numa sociedade altamente consumista e termos atitudes moderadas, como o minimalismo?

Até que ponto o consumo pode modificar a própria “Sociedade do Consumo?” E afinal, consumir é um ato político?

Essas e outras questões serão faladas nesse episódio. Se você ficou curioso, aperte o play e venha “filosofar” comigo.

DADOS TÉCNICOS:

Apresentação e Pauta: Bárbara Monsignore

Produção & Edição: Domenica Mendes

Podcast original #OPodcastÉDelas

Contribua para que esse podcast continue sendo produzido, apoie o projeto O Podcast É Delas no Catarse.

]]>
O que é consumo? O que é consumo consciente? Afinal, consumir é um ato político? Entenda, aprenda e reflita sobre isso O que é consumo? O que é consumo consciente? Afinal, consumir é um ato político? Entenda, aprenda e reflita sobre isso Bárbara Monsignore 17:46
Cala a boca, Bárbara #02 – Pra que serve a Política? https://opodcastedelas.com.br/2020/11/cala-a-boca-barbara-02-pra-que-serve-a-politica/ Tue, 24 Nov 2020 19:22:54 +0000 https://opodcastedelas.com.br/?p=8703 Pra que serve a política? Como ela afeta minha vida? Qual meu papel nisso tudo? Entenda: todo ato é política, mas por que? Talvez alguns de vocês, se foram votar no dia 15 de novembro, devem ter saído de lá, se perguntando porquê deveriam escolher algum candidato ou para que que servem as eleições. Outros talvez, anularam seu voto ou nem se deram ao trabalho de irem às urnas para fazerem suas escolhas. Afinal, pra que serve a Política?

Eu diria que a pergunta correta é: a quem a Política serve? E o verbo servir aqui está no sentido de serviço e não de utilidade. Dizendo com outras palavras seria se perguntar: a serviço de quem a Política está?
O episódio de hoje, então, vem trazer toda essa reflexão para vocês. Partindo das questões que muitos de vocês ainda têm sobre Política, como, por exemplo: “Política é complicado”, “sempre gera briga”, “eu não tenho tempo de estudar sobre esses assuntos” ou “política não serve para nada, lá só tem ladrão mesmo”, eu mostro, de maneiras muito gerais, a importância de começarmos a trilhar um caminho que vai de encontro a tudo isso.

E a primeira coisa que você deve saber é que a última coisa que política é, é eleição.

A escolha de um candidato é muito importante, mas essa é a última coisa a se fazer. O fazer político começa muito antes.

Então, se você se interessou e quer refletir sobre tudo isso comigo, aperte o play e vamos conversar.

DADOS TÉCNICOS:

Apresentação e Pauta: Bárbara Monsignore

Produção & Edição: Domenica Mendes

Podcast original #OPodcastÉDelas

Contribua para que esse podcast continue sendo produzido, apoie o projeto O Podcast É Delas no Catarse.

]]>
Pra que serve a política? Como ela afeta minha vida? Qual meu papel nisso tudo? Entenda: todo ato é política, mas por que? Pra que serve a política? Como ela afeta minha vida? Qual meu papel nisso tudo? Entenda: todo ato é política, mas por que? Bárbara Monsignore 12:03
Cala a boca, Bárbara #01 – Três Poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário https://opodcastedelas.com.br/2020/11/cala-a-boca-barbara-01-tres-poderes-executivo-legislativo-e-judiciario/ Thu, 12 Nov 2020 23:57:53 +0000 https://opodcastedelas.com.br/?p=8670 Entenda melhor sobre os Três Poderes que governam o Brasil: Executivo, Legislativo e Judiciário e como cada um deles atua junto aos entes federativos Se você vive se perguntando qual a diferença do deputado federal para o deputado estadual, o que fazem os prefeitos, vereadores, o que fazem os Senadores, esse episódio é para você. Nesse primeiro episódio eu, Bárbara Monsignore, explicarei como está organizado o Sistema Político Brasileiro.

O “nome completo” do Brasil é República Federativa do Brasil. Quando um país é uma República,  significa que possui uma estrutura de governo onde aqueles que governam são escolhidos pela população (melhor dizendo, pelos cidadãos) daquele país. A forma de escolha é o voto e, no caso do Brasil, nós escolhemos pessoas que irão nos representar na esfera de poder, os famosos candidatos políticos. Portanto, é muito importante que saibamos o que esses candidatos podem e devem fazer, além de ficarmos de olho no que eles estão fazendo, já que eles são nossos representantes.

Sendo uma República Federativa, o Brasil tem seu território dividido em regiões menores e com certa autonomia, são chamadas de federações. Essa autonomia significa que podem ter leis próprias – legislações estaduais e municipais – podem escolher quais projetos são prioridades, onde pretendem gastar o dinheiro que arrecadam pelos impostos, porém, isso não significa que podem ir escolhendo leis e normas ao seu bel prazer, é necessário seguir a Constituição e toda uma hierarquia de poder. A essa divisão territorial damos o nome de entes federativos.

Há 3 poderes que governam o país: Executivo, Legislativo e Judiciário e cada um deles está presente em cada um dos entes federativos. Cada qual exercendo seu papel, vigiando e orientando cada um dos poderes. Por isso é tão importante entender desse sistema todo, para saber exatamente o que esperar e o que cobrar de cada um deles, seja a nível municipal, estadual ou federal.

Nesse sábado, dia 15/11 iremos exercer esse nosso direito escolhendo nossos representantes municipais. Então, vamos entender melhor tudo isso? É só dar o play e se informar!

DADOS TÉCNICOS:

Apresentação e Pauta: Bárbara Monsignore

Produção & Edição: Domenica Mendes

Podcast original #OPodcastÉDelas

Contribua para que esse podcast continue sendo produzido, apoie o projeto O Podcast É Delas no Catarse.

]]>
Entenda melhor sobre os Três Poderes que governam o Brasil: Executivo, Legislativo e Judiciário e como cada um deles atua junto aos entes federativos Se você vive se perguntando qual a diferença do deputado federal para o deputado estadual, o que fazem os prefeitos, vereadores, o que fazem os Senadores, esse episódio é para você. Nesse primeiro episódio eu, Bárbara Monsignore, explicarei como está organizado o Sistema Político Brasileiro.<br /> <br /> O “nome completo” do Brasil é República Federativa do Brasil. Quando um país é uma República, significa que possui uma estrutura de governo onde aqueles que governam são escolhidos pela população (melhor dizendo, pelos cidadãos) daquele país. A forma de escolha é o voto e, no caso do Brasil, nós escolhemos pessoas que irão nos representar na esfera de poder, os famosos candidatos políticos. Portanto, é muito importante que saibamos o que esses candidatos podem e devem fazer, além de ficarmos de olho no que eles estão fazendo, já que eles são nossos representantes.<br /> <br /> Sendo uma República Federativa, o Brasil tem seu território dividido em regiões menores e com certa autonomia, são chamadas de federações. Essa autonomia significa que podem ter leis próprias – legislações estaduais e municipais – podem escolher quais projetos são prioridades, onde pretendem gastar o dinheiro que arrecadam pelos impostos, porém, isso não significa que podem ir escolhendo leis e normas ao seu bel prazer, é necessário seguir a Constituição e toda uma hierarquia de poder. A essa divisão territorial damos o nome de entes federativos.<br /> <br /> Há 3 poderes que governam o país: Executivo, Legislativo e Judiciário e cada um deles está presente em cada um dos entes federativos. Cada qual exercendo seu papel, vigiando e orientando cada um dos poderes. Por isso é tão importante entender desse sistema todo, para saber exatamente o que esperar e o que cobrar de cada um deles, seja a nível municipal, estadual ou federal.<br /> <br /> Nesse sábado, dia 15/11 iremos exercer esse nosso direito escolhendo nossos representantes municipais. Então, vamos entender melhor tudo isso? É só dar o play e se informar! Bárbara Monsignore 01 Cala a boca, Bárbara #01 - Três Poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário clean 10:06