Cala a boca, Bárbara #01 – Três Poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário

Quarta Parede #141 – O Alienista
12 de novembro de 2020
Tetas na Mesa #52 – De perto, ninguém é padrão
18 de novembro de 2020

Cala a boca, Bárbara #01 – Três Poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário

Vitrine do episódio,. Um fundo branco, com o texto no topo à esquerda: Episódio #1. Logo abaixo e letras grandes: "Três Poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário". No canto inferior esquerdo, o símbolo do OPodcastÉDelas. No canto inferior direito, o logo do podcast

Se você vive se perguntando qual a diferença do deputado federal para o deputado estadual, o que fazem os prefeitos, vereadores, o que fazem os Senadores, esse episódio é para você. Nesse primeiro episódio eu, Bárbara Monsignore, explicarei como está organizado o Sistema Político Brasileiro.

O “nome completo” do Brasil é República Federativa do Brasil. Quando um país é uma República,  significa que possui uma estrutura de governo onde aqueles que governam são escolhidos pela população (melhor dizendo, pelos cidadãos) daquele país. A forma de escolha é o voto e, no caso do Brasil, nós escolhemos pessoas que irão nos representar na esfera de poder, os famosos candidatos políticos. Portanto, é muito importante que saibamos o que esses candidatos podem e devem fazer, além de ficarmos de olho no que eles estão fazendo, já que eles são nossos representantes.

Sendo uma República Federativa, o Brasil tem seu território dividido em regiões menores e com certa autonomia, são chamadas de federações. Essa autonomia significa que podem ter leis próprias – legislações estaduais e municipais – podem escolher quais projetos são prioridades, onde pretendem gastar o dinheiro que arrecadam pelos impostos, porém, isso não significa que podem ir escolhendo leis e normas ao seu bel prazer, é necessário seguir a Constituição e toda uma hierarquia de poder. A essa divisão territorial damos o nome de entes federativos.

Há 3 poderes que governam o país: Executivo, Legislativo e Judiciário e cada um deles está presente em cada um dos entes federativos. Cada qual exercendo seu papel, vigiando e orientando cada um dos poderes. Por isso é tão importante entender desse sistema todo, para saber exatamente o que esperar e o que cobrar de cada um deles, seja a nível municipal, estadual ou federal.

Nesse sábado, dia 15/11 iremos exercer esse nosso direito escolhendo nossos representantes municipais. Então, vamos entender melhor tudo isso? É só dar o play e se informar!

DADOS TÉCNICOS:

Apresentação e Pauta: Bárbara Monsignore

Produção & Edição: Domenica Mendes

Podcast original #OPodcastÉDelas

Contribua para que esse podcast continue sendo produzido, apoie o projeto O Podcast É Delas no Catarse.