Em Casa A Gente Conversa #67 – Como Me Organizar No Presente e Me Preparar Para o Futuro?

MAIS Tetas na Mesa #03 – Eu primeiro, depois nós!
23 de setembro de 2020
Ilustração de diversos objetos relacionados à menstruação e tpm: absorvente, coletor menstrual, relógio, calendário e ovário.
Dicionário Feminista #45 – TPM
24 de setembro de 2020

Em Casa A Gente Conversa #67 – Como Me Organizar No Presente e Me Preparar Para o Futuro?

Um fundo azul, no centro um circulo com foto de Thaís sorrindo enquanto mexe no computador. No canto superior esquerdo um quadrado verde com "67". No canto superior direito o logo do podcast e abaixo o logo do #OPodcastÉDelas. No centro, o título “Como Me Organizar No Presente e Me Preparar Para o Futuro?", e o texto: "Convidados: Juliana Frota e Nelson Paiva.”

Este é o segundo episódio da série sobre educação financeira.

Mas, olha, venha com a mente aberta e sem preconceitos porque eu sei que quando falamos em números, planilhas, dinheiro, já vem logo na cabeça de muita gente: “ah, mas que coisa chata, não sou boa com contas ou não gosto disso”.

Primeiro porque é necessário. É um assunto que precisamos nos preparar para a NOSSA vida. Se não fizermos por nós mesmas, ninguém vai fazer. Em segundo lugar, essas pessoas com quem converso aqui trazem um outro olhar sobre educação financeira. De uma forma leve e fácil de entender.

Com o isolamento social, veio redução de salários, demissões e portanto, as pessoas ficaram mais seletivas, precisaram ser menos consumistas e terem um interesse maior em aprender mais sobre conscientização financeira.

Uma pesquisa realizada em maio de 2020 pelo Centro de Estudos em Finanças da Escola de Administração de Empresas de SP da Fundação Getúlio Vargas e a Coluna, mostra que 63,93% dos entrevistados tiveram uma redução dos ganhos.

O relatório da ANBIMA, que é a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais, mostrou que 40% dos brasileiros não guardam nenhuma quantia de dinheiro. Dos que conseguem guardar, apenas 10% separam um valor por mês para a poupança. O relatório também mostrou que 10% dos brasileiros não se preocupam em guardar dinheiro e preferem viver o presente sem se preocupar com o futuro.

Outro dado que mostra é que 47% dos brasileiros contam com o INSS para a sua aposentadoria, o que revela que grande parte da população não se planeja para o futuro.

A ANBIMA também mostrou que apenas 32% conseguiram economizar qualquer quantia em 2017.

Então, se você se encaixa aí nesse porcentual de pessoas que não conseguem planejar e se organizar, mas quer aprender a fazer isso, presta atenção agora aqui nas explicações e dicas da Juliana Frota e do Nelson Paiva, que são sócios da Laado Vida e Previdência, uma consultoria de proteção e planejamento financeiro familiar.  Eles explicam alguns termos do meio financeiro, trazem dicas para entendermos mais sobre as opções que temos e podermos nos organizar e sentir mais seguras com o gerenciamento do nosso dinheiro.

Conheça o trabalho deles: https://laado.com.br/