Dicionário Feminista #45 – TPM

Em Casa A Gente Conversa #67 – Como Me Organizar No Presente e Me Preparar Para o Futuro?
23 de setembro de 2020
Quarta Parede #134 – O Grande Gatsby
25 de setembro de 2020

Dicionário Feminista #45 – TPM

Ilustração de diversos objetos relacionados à menstruação e tpm: absorvente, coletor menstrual, relógio, calendário e ovário.

Ilustração de diversos objetos relacionados à menstruação e tpm: absorvente, coletor menstrual, relógio, calendário e ovário.

Nesse programa nós vamos falar de um termo que é tabu, mas que mensalmente está presente no dia a dia da maioria das mulheres. Hoje vamos falar de TPM.

A Tensão Pré Menstrual ou Síndrome Pré Menstrual é uma série de efeitos físicos e psicológicos que as mulheres podem sentir até 10 dias antes de menstruarem. Tais sintomas são decorrentes da variação de hormônios que o ciclo menstrual proporciona, causando uma variação das substâncias químicas presentes no cérebro relacionadas à regulação do humor, como por exemplo a serotonina.

Durante esse período, a mulher pode passar por alterações físicas como inchaço nos seios, dores de cabeça e insônia. Já na parte emocional, oscilações de humor, irritabilidade e reclusão social são reações típicas dessa fase.

Entre 20% e 50% das mulheres em idade fértil sentem os sintomas da TPM, e apenas 5% tem o agravamento desse quadro que é conhecido como transtorno disfórico pré-menstrual. Nele os efeitos da TPM são tão fortes que acabam prejudicando o dia a dia da mulher, fazendo com que ela tenha extremo desinteresse nas atividade diárias e até pensamentos suicidas.

Como os sintomas da TPM são muito similares com os sintomas da depressão, uma das principais formas de se confirmar o diagnóstico é observando que seus efeitos desaparecem assim que a mulher menstrua.

Porém, antidepressivos podem ser utilizados no controle da TPM, principalmente em casos de transtorno disfórico pré-menstrual. Outras formas receitadas por médicos para o tratamento desses efeitos são as pílulas anticoncepcionais, vitamina B6 e vitamina E.

Mas sabemos que dessa grande parcela das mulheres que passam pela TPM mensalmente, a maioria não pode contar com o uso desses medicamentos de forma contínua por questões de saúde e/ou financeiras. Por isso, é fundamental aprendermos novos jeitos de olhar e de conviver com a TPM.

Vem bater um papo sobre TPM com a gente!


* Notas de rodapé:


* Fontes usadas na produção desse episódio: