Dicionário Feminista #44 – TPM Linha de Frente – feat. Ventre Nós

Em Casa A Gente Conversa #66 – Para Conseguir Se Organizar Financeiramente É Preciso Se Conhecer
16 de setembro de 2020
Quarta Parede #133 – Abadia Northanger
17 de setembro de 2020

Dicionário Feminista #44 – TPM Linha de Frente – feat. Ventre Nós

Ilustração de três mulheres vestidas com uniforme de profissionais da saúde: máscara, avental, estetoscópio, prancheta

Hoje decidimos gravar um mega episódio especial sobre LINHA DE FRENTE. Não só vamos desmistificar este termo tão polêmico, como também vamos pedir ajuda de outra podcaster maravilhosa pra conseguirmos dar informações mais consistentes.

Este termo tem origem em um tipo organização militar nos primeiros momento de um embate com as forças inimigas. Os indivíduos que estão na linha de frente são os primeiros a serem exposto ao adversário e, portanto, os quais têm mais chance de perderem a vida.

Quando trazemos esse conceito para um contexto social, ele se expande para além do confronto físico. Diante de uma crise, consideramos como parte da linha de frente pessoas que estejam em contato direto com o problema atuando na busca por uma solução. Tudo isso em prol do bem de todos que estão se prejudicando com tal situação.

Na atual crise mundial com a pandemia do Coronavírus, os profissionais que estão na linha de frente são aqueles que não só estão tratando dos doentes como também os que garantem que os serviços básicos continuarão funcionando. Alguns exemplos são os garis, sepultadores, coletores de lixo, bombeiros, farmacêuticos e atendentes em supermercados. Essas pessoas são exceção às regras que o isolamento exige durante a quarentena, e consequentemente acabam se expondo diariamente ao vírus.

Os profissionais da saúde, além do contato direto com pessoas infectadas pelo Covid-19, também unem seus esforços em busca do bem estar desses pacientes já que não temos ainda comprovação de uma vacina contra o vírus. Como se não bastasse o agravamento do quadro de pacientes pertencentes ao grupo de risco e a escassez de recursos em um sistema de saúde sobrecarregado, médicos e enfermeiros vivem no perigo eminente de contraírem um vírus que, como já sabemos, não é só uma gripezinha.

De acordo com a ONU, as mulheres ocupam 70% dos cargos no setor social e na saúde mundialmente. Não é coincidência que o sequenciamento do genoma do coronavírus foi feito por uma brasileira, a doutora Ester Sabino. Por outro lado, as mulheres também são as principais vítimas nos casos de violência doméstica, o qual teve um aumento de 80% desde o início da pandemia, segundo estudo publicado pela UERJ.

Para falar mais sobre linha de frente, convidamos Ana Gabriela Nascimento e Isabela Borges do Podcast Ventre Nós.

Quer saber mais sobre esse tema tão essencial? Então já aperta o play e vem aprender mais sobre linha de frente.


* Podcasts Ventre Nós:

* Notas de rodapé desse episódio:

* Fontes usadas na produção desse episódio: