Cala a Boca, Barbara #04 – De onde vem o Natal?

Quarta Parede #146 – Natal nas Montanhas Rochosas
17 de dezembro de 2020
Tetas na Mesa #54 – Ano leve como Regina
23 de dezembro de 2020

Cala a Boca, Barbara #04 – De onde vem o Natal?

Vitrine do episódio,. Um fundo branco, com o texto no topo à esquerda: Episódio #4. Logo abaixo e letras grandes: "De onde vem o Natal?". No canto inferior esquerdo, o símbolo do OPodcastÉDelas (um símbolo de feed vermelho com uma mão segurando um microfone). No canto inferior direito, o logo do podcast onde se lê "Cala a Boca, Barbara"

Natal é sinônimo de Papai Noel, renas, trenós, neve e pinheiro como árvore de Natal em pleno calor brasileiro ou seria presépio, cantigas natalinas e a comemoração do nascimento de Jesus?

Se você não sabe ao certo de onde vem o Natal, você precisa dar o play neste episódio do Cala a boca, Bárbara.

Saber das origens exatas do Natal é muito difícil, pois ela é uma festa que possui muitas influências. Tem toda uma construção cristã em torno da figura de Jesus Cristo e de seu nascimento. Tem também a construção de uma figura boa que distribui presentes e há todo um imaginário antigo de comemorações não-cristãs (pagãs), advindas do folclore europeu.

Uma coisa é fato, o Natal tem origem europeia, mas é também uma das datas mais comemoradas, em todo mundo, nos dias atuais. Isso deixa claro uma coisa: o tamanho da influência que a Europa e os EUA tiveram e ainda têm sobre boa parte do mundo. E isso explica muita coisa da História do Ocidente.

Sem mais delongas, se você ficou curioso, vem comigo ouvir mais esse episódio, o último do ano, bem climinha de Natal. E ah, espero vocês no ano que vem! Nosso papo por aqui está apenas começando.

Boas festividades de fim de ano. Sem aglomeração, por favor!

DADOS TÉCNICOS:

Apresentação e Pauta: Bárbara Monsignore

Produção & Edição: Domenica Mendes

Podcast original #OPodcastÉDelas

Contribua para que esse podcast continue sendo produzido, apoie o projeto O Podcast É Delas no Catarse.