Em Casa A Gente Conversa #63 – Saiba Tudo Sobre Cardiopatia Congênita

Tetas na Mesa #49 – Amamentar é pra quem?
26 de agosto de 2020
Dicionário Feminista #42 – Reação
27 de agosto de 2020

Em Casa A Gente Conversa #63 – Saiba Tudo Sobre Cardiopatia Congênita

Um fundo azul, no centro um circulo com foto de recém nascido. No canto superior esquerdo um quadrado amarelo com "63". No canto superior direito o logo do podcast e abaixo o logo do #OPodcastÉDelas. No centro, o título “Saiba Tudo Sobre Cardiopatia Congênita: Uma Doença Que Afeta 1 A Cada 100 Crianças ", e o texto: "Convidadas: Priscila Maruoka, Janaína Souto e Larissa Mendes.

Conheça a cardiopatia congênita, uma doença que pode afetar uma a cada cem crianças. É uma alteração na estrutura do coração e é a alteração mais comum entre as que podem acontecer com o bebê ainda dentro da barriga. É também uma das principais causas de óbito relacionadas a malformações congênitas.

Para você ter uma ideia, cerca de 29 mil crianças nascem com problemas cardíacos por ano no Brasil. Dessas, mais ou menos 80% precisam de alguma cirurgia cardíaca em algum momento da vida. Se formos falar dos casos no mundo, são cerca de 130 milhões de crianças que nascem todos os anos com algum tipo de cardiopatia congênita. Então é mais comum do que imaginamos, né?

E dessas 130 milhões de crianças, 6% morrem antes mesmo de completar um ano. Por isso esse assunto tem que ser trazido aqui no podcast, precisa ser falado para orientar e ajudar a conscientizar cada vez mais famílias.

Na primeira parte deste episódio eu converso com a Janaína Souto e a Larissa Mendes, mães de crianças cardiopatas que abriram um perfil no Instagram para dialogarem com outras mães que passam por este mesmo desafio. E na segunda parte eu converso com a cardiologista pediátrica, Priscila Maruoka, que tira todas as nossas dúvidas sobre este assunto.
Então vamos lá!