Em Casa A Gente Conversa #52 – Gordofobia: Um Preconceito Silencioso

Dicionário Feminista #31 – Enciclopédia #06 – Racismo
11 de junho de 2020
Tetas na Mesa #44 – Sobre ser vulnerável
17 de junho de 2020

Em Casa A Gente Conversa #52 – Gordofobia: Um Preconceito Silencioso

Em Casa A Gente Conversa #52 - Gordofobia: Um Preconceito Silencioso

Um fundo verde, no centro um circulo com imagem das convidadas Gabi Menezes e Luana Carvalho. No canto superior esquerdo um quadrado azul com "52". No canto superior direito o logo do podcast e abaixo o logo do #OPodcastÉDelas. No centro, o título "Gordofobia: Um preconceito silencioso", e o texto: "Convidadas: Gabi Menezes e Luana Carvalho".

A gordofobia é o preconceito em relação às pessoas gordas que surge, obviamente, a partir de um padrão de beleza imposto pela sociedade, em que o corpo certo e bonito é aquele magro, com curvas, sem celulite.

Quando a pessoa é gordofóbica, ela julga, critica, ridiculariza as pessoas gordas, fazendo com que se sintam anormais. E isso pode acontecer mesmo que ela não tenha consciência que faça isso.

Sabe aqueles “elogios”: “que rosto lindo vc tem! se emagrecesse ficaria ótima!?” Pois é, isso é um exemplo de gordofobia.

Este preconceito está tão enraizado que muitas vezes nem percebemos que ele está logo ali, do nosso lado. Ou até… dentro de nós.

Para se ter uma ideia, a obesidade começou a ser vista como algo não saudável apenas por volta da década de 90. E o corpo magro então começou a ser visto como sinônimo de beleza e saúde, o que começou a gerar um preconceito com pessoas gordas, principalmente mulheres.

Entre os adultos obesos, de 19 a 42% sofrem com a discriminação. As taxas são ainda maiores com as mulheres e aqueles com maior índice de massa corporal.

Para conversar comigo sobre este assunto convidei a Gabi Menezes e a Luana Carvalho.