Podcast (dicionario-feminista): Play in new window | Download | Embed
Subscribe: RSS
Nesse programa nós vamos para o quinto episódio de uma série muito especial chamada Enciclopédia Feminista. Uma vez por mês teremos convidadas que vão trazer um ponto de vista mais profundo sobre alguns temas que são extremamente necessários, se não urgentes, para serem desmistificados.
Hoje vamos abrir nossa enciclopédia na letra M e falar sobre MATERNIDADE.
Durante muito tempo acreditamos que toda mulher tem o dom de ser mãe. As propagandas de margarina mostram que a família perfeita e feliz é aquela cheia de filhos a mesa com o pai enquanto a mãe serve o café-da-manhã. Porém, hoje em dia já sabemos que nem toda mulher quer ser mãe e, aquelas que já são mãe, não são necessariamente apaixonadas pela maternidade.
Para nos contar um pouco sobre como que é a maternidade real que a Nayara Beatriz topou conversar com a gente e dividir a experiência dela. Com dois filhos pequenos, terminando a faculdade e encarando os desafios da quarentena, Nayara falou como que foi a história dela sendo mãe e o por que a maternidade é um relacionamento abusivo.
Já ficou curiosa pra saber mais? Então aperta o play e vem com a gente desconstruir a figura da mulher-mãe que a gente tanto ouve falar por aí.
* Referências citadas durante o episódio:
* Fontes usadas na produção desse episódio:
https://www.scielo.br/pdf/pcp/v24n1/v24n1a06
https://www.scielo.br/pdf/cpa/n16/n16a08.pdf
https://militanciamaterna.com.br/desenhando-a-maternidade-compuls%C3%B3ria-a8c95e486d5b
https://medium.com/qg-feminista/o-que-sua-m%C3%A3e-tem-a-ver-com-o-feminismo-d390b8bbb849