Dicionário Feminista #29 – Apagamento

Tetas na Mesa : #42 – Webrelações no isolamento
27 de maio de 2020
Quareta Parede #117 – Chicago
28 de maio de 2020

Dicionário Feminista #29 – Apagamento

Descrição da vitrine: Imagem de fundo de um livro aberto com as páginas em branco, a mão de uma pessoa negra segura a folha da como se fosse virá-la. Na parte superior esquerda, o logo da rede opodcastédelas em vermelho. No centro, o título em branco escrito "Episódio 29", e em rosa "Apagamento". Na parte inferior direita em branco escrito "Disponível em", seguido pelos logos do Google Podcast, iTunes, Spotify e Youtube.

Nesse programa nós vamos falar de um termo que está mais presente da nossa história do que a gente imagina. Hoje vamos falar de APAGAMENTO.

Você sabia que muitos capítulos da história do Brasil foram simplesmente apagados? Os arquivos relacionados ao período escravocrata foram destruídos deixando muitos brasileiros sem informações sobre suas origens.

Além disso, o apagamento das mulheres cientistas e escritoras ao longo dos séculos é uma realidade não tão longe da gente assim. Muitas autoras atuais relatam já terem publicado suas obras usando apenas as inicias para que seu gênero não fosse identificado e, dessa forma, conseguir atingir também o público masculino.

Quer entender o porquê do apagamento poder ser considerado um crime contra a humanidade? Então já aperta o play e vem descobrir com a gente!


* Referências citadas durante o episódio:


* Fontes usadas na produção desse episódio:

https://michaelis.uol.com.br/

https://www.scielo.br/pdf/rieb/n63/0020-3874-rieb-63-0103.pdf

https://theintercept.com/2019/08/15/descobrir-origem-africana/

https://www.nexojornal.com.br/expresso/2018/08/07/A-mudan%C3%A7a-de-nome-da-Pra%C3%A7a-da-Liberdade.-E-a-mem%C3%B3ria-negra-em-S%C3%A3o-Paulo

https://revistatrip.uol.com.br/trip/historia-dos-negros-no-bairro-liberdade-e-o-movimento-de-preservacao-sitio-arqueologico-dos-aflitos

https://feminismocomclasse.wordpress.com/2017/08/11/igualdade-de-genero-e-apagamento-da-dominacao-masculina/

https://midianinja.org/fatineoliveira/seu-feminismo-inclui-mulheres-com-deficiencia/

https://www.dn.pt/mundo/bolsonaro-o-portugues-nem-pisava-em-africa-eram-os-proprios-negros-que-entregavam-os-escravos-9661959.html