Dicionário Feminista #13 – Enciclopédia #01 – Cultura do Estupro

Tetas na Mesa #34 – Somos cíclicas
5 de fevereiro de 2020
Quarta Parede #101 – Nimona
6 de fevereiro de 2020

Dicionário Feminista #13 – Enciclopédia #01 – Cultura do Estupro

Descrição da vitrine: Imagem de fundo em preto e branco de uma mulher de braços cruzados sobre o peito enxugando as lágrimas com a mão esquerda. Na parte superior, o título em branco escrito "Episódio 13". No centro, em amarelo escrito "Enciclopédia Feminista", e em rosa escrito "Cultura do Estupro". Na parte inferior em rosa escrito "Disponível em", seguido pelos logos do iTunes, Google Podcast, Spotify e Youtube.

ALERTA DE GATILHO – ESTUPRO

Nesse programa nós vamos iniciar uma série chamada Enciclopédia Feminista. Nesses episódios especiais que serão lançados uma vez por mês, teremos convidadas que vão trazer um ponto de vista mais profundo sobre alguns temas que são extremamente necessários, se não urgentes, para serem desmistificados.

Hoje vamos abrir nossa enciclopédia na letra C e falar sobre a CULTURA DO ESTUPRO.

Quando falamos “tudo bem” pro assédio e pra objetificação, nós não imaginamos as idéias que estão sendo perpetuadas nas entrelinhas. A normalização de atitudes que exploram o corpo da mulher contribuem para que atitudes mais graves sejam toleradas, como o estupro.

Pra nos explicar melhor a respeito, convidamos a Dani Plumari, integrante do coletivo Vancouver Rape Relief que atua na cidade de Vancouver, Canadá. A ONG dá suporte a mulheres em situação de violência, também fornecendo uma casa de transição para estas que, na maioria das vezes, também têm sua segurança posta em risco.

Já aperta o play pra ouvir a respeito da cultura do estupro de quem luta diariamente para que mulheres tenham seus corpos respeitados.


Referências citadas durante o episódio:

Homem, Você Conversa? – Jout Jout Prazer
Honor Diaries – Micah Smith
Disponível na Amazon Prime


Fontes usadas na produção desse episódio:

https://michaelis.uol.com.br/

https://www.geledes.org.br/cultura-do-estupro-da-sua-origem-ate-atualidade/

https://www.estudopratico.com.br/a-origem-e-a-perpetuacao-da-cultura-do-estupro-na-sociedade/

https://jus.com.br/artigos/67300/estupro-o-mal-que-assola-a-sociedade-desde-os-primordios

http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2016/05/vitima-de-estupro-coletivo-no-rio-conta-que-acordou-dopada-e-nua.html

https://www.rapereliefshelter.bc.ca/