Podcast (dicionario-feminista): Play in new window | Download | Embed
Subscribe: RSS
Nesse programa nós vamos pro segundo episódio de uma série muito especial e pedida por vocês ouvintes sobre mercado de trabalho. Hoje nós vamos conversar com duas cientistas sociais que vão tirar nossas dúvidas sobre carreira. Hoje nós vamos conversar com as queridas do Las Carolitas.
Segundo o dicionário, cientista é aquele que é especializado em uma ciência, e social é o que diz-se das ciências que estudam os vários aspectos e fenômenos relativos à sociedade.
De modo geral, o cientista social estuda as manifestações culturais e sociais desde a origem da humanidade até os dias atuais. Para isso, esses profissionais normalmente se utilizam de pesquisa de dados e análise de expressões culturais no intuito de entender alguns fenômenos sociais como migração, conflitos, decisões políticas e movimentos sociais. Dentre os campos de estudo que um cientista social pode se especializar estão a Antropologia, a Ciência Política e a Sociologia.
A Antropologia irá focar mais nos estudos das diferentes culturas humanas, como a língua, estrutura familiar, manifestações artísticas e religiosas. A Ciência Política irá tratar de temas ligados aos sistemas políticos, estudando as relações de poder, leis, ideologias e regimes governamentais. Por fim, a Sociologia aborda as dinâmicas da sociedade atual, investigando suas origens e estudando sua evolução e desempenho.
Para ter contato com tudo isso e se tornar um cientista social, você deve cursar uma graduação em Ciências Sociais que tem duração de 4 anos. Durante esse tempo, para ficar a par de todos os estudos e teorias já realizados, o graduando tem que ler bastante conteúdo produzido nas áreas de história, geografia, economia, psicologia, filosofia e metodologia científica. Apesar do grande volume de leitura, muitos cientistas sociais optam por seguir a carreira acadêmica se dedicando à pós-graduação e desenvolvendo suas pesquisas de mestrado e doutorado.
O cientista social também pode atuar fora da universidade em diversas áreas em ONGs, no setor público e privado. Alguns cargos ocupados por esses profissionais são de pesquisadores, críticos sociais, escritores, professores, palestrantes, comunicação social, assessoria política e etc.
O curso de Ciências Sociais é oferecido por diversas instituições de ensino pelo Brasil. Entre as universidades públicas estão a USP, a UFRJ, a UnB, a FURB e a UFPE. As universidades particulares que oferecem o curso são a PUC São Paulo, PUC Rio, PUC Rio Grande do Sul, PUC Minas e a Universidade da Amazônia.
* Notas de rodapé desse episódio:
Essa semana o beijo da Teka foi pra Babi, da Julia pra quem trabalha com resgate de cachorros, da Carol Andrade pros seguidores do lascarolitas e pra todo mundo que trabalha com pesquisa de ciências sociais.
* Fontes usadas nesse episódio: