Dicionário Feminista #46 – Vertentes Feministas

Quarta Parede #135 – Alice no País das Maravilhas
1 de outubro de 2020
Episódio 7 - Segura Essa Entrevista com Bianca Deleite
Segura Essa Barra #7 – Segura Essa Entrevista com Bianca Deleite
5 de outubro de 2020

Dicionário Feminista #46 – Vertentes Feministas

Ilustração de diversas mulheres juntas em um círculo, remetendo à diversidade dentro das vertentes feministas

Ilustração de diversas mulheres juntas em um círculo, remetendo à diversidade dentro das vertentes feministas

Nesse programa nós vamos falar de um termo que está entre os campeões dos mais pedidos pelos nossos ouvintes. Hoje vamos falar de VERTENTES FEMINISTAS.

Foi no século 19, durante a Revolução Francesa, que o liberalismo político, econômico e social luta contra a estrutura monárquica da época. Junto com esse movimento, vemos o surgimento do que foi denominado como feminismo liberal. Neste contexto histórico, as feministas lutam pela maior participação das mulheres nos cargos de poder já estabelecidos pela sociedade.

Tal ideologia vai de encontro com o feminismo marxista ou feminismo socialista, já que essa vertente acredita que a estrutura patriarcal na qual vivemos está diretamente relacionada com a situação política que o capitalismo proporciona. Assim, para as feministas marxistas ou socialistas, a verdadeira igualdade de gêneros só seria alcançada a partir de uma reestruturação total do sistema atual.

Os movimentos abolicionista que ocorreram pelo mundo trouxeram para a pauta do movimento feminista as repressões particulares pelas quais passam as mulheres negras, as quais haviam sido ignoradas pelas feministas brancas durante toda a história. Essa vertente é conhecida como feminismo negro e se propõe a criar uma narrativa para o movimento das mulheres negras a partir de suas próprias vivências.

O feminismo radical, diferente do que muitos pensam, não é uma vertente extremista do feminismo, mas sim uma linha que tem como objeto de estudo a raiz da opressão das mulheres. Assim, as feministas radicais defendem a ideia de que os papéis sociais aos quais damos a cada gênero carregam consigo ideologias que fazem a manutenção de um sistema patriarcal e repressor.
Diante dessas e de tantas outras vertentes do feminismo entendemos o quão múltiplas somos de acordo com as nossas realidades, classe social, raça e orientação sexual. Porém, exite uma premissa que une todas nós diante da luta feminista: o combate ao sistema patriarcal e a conquista pela emancipação de todas mulheres.

Aperta o play para saber mais sobre diferentes vertentes feministas.

* Notas de rodapé:

* Fontes usadas na produção desse episódio: