Independência Financeira #43

Quarta Parede #132 – Sol da meia-noite
10 de setembro de 2020
Ilustração de três mulheres vestidas com uniforme de profissionais da saúde: máscara, avental, estetoscópio, prancheta
Linha de Frente – feat. Ventre Nós #44
17 de setembro de 2020

Independência Financeira #43

Ilustração de uma mulher usando uma lupa para ler um boleto. Ela está rodeada de vários símbolos que representam dinheiro.

Nesse programa nós vamos falar de um termo que parece impossível de alcançar. Hoje vamos falar de INDEPENDÊNCIA FINANCEIRA.

Antigamente, falar sobre finanças e investimentos era algo quase exclusivo do universo dos economistas. Hoje em dia, com acesso fácil e rápido à informação, podemos encontrar conteúdos que nos eduquem financeiramente de forma muito simples e prática.

Por conta disso, a independência financeira é um termo que tem dois significados diferentes dependendo do contexto em que cada um se encontra. Um deles diz respeito à liberdade de pagar pelo que quiser, na hora que desejar, sem ter que dar satisfação ou pedir ajuda a ninguém. Já outra interpretação desse termo diz que independência financeira é poder se sustentar a partir do rendimento de seus investimentos, sem ter que necessariamente trabalhar para terceiros.

Seguindo a lógica dessa segunda definição para a independência financeira, ela não é algo que você atinge da noite pro dia. Ela é algo que se conquista aos poucos e, portanto, pode ser dividida em 4 etapas: a liberdade a curto prazo, quando você pode ficar sem emprego por um período de tempo pequeno sem se preocupar; a independência de contas, que é quando todas as suas dívidas já foram quitadas; a liberdade de emprego, que é quando você não tem apenas como única fonte de renda o seu salário; e, por fim, a independência total, que é quando você vive apenas do rendimento dos seus investimentos.

Este planejamento, quando colocado no papel, parece até bem simples de alcançar. Porém, a realidade é diferente. De acordo com a Serasa Experian, 61 milhões de brasileiros estão com as contas atrasadas. Segundo pesquisa publicada pela Anbima, 52% da pessoa no Brasil não conseguem guardar dinheiro para eventuais emergências.

Em meio a uma crise mundial, a independência financeira não parece só distante, ela é praticamente impossível.

Vem entender por que a independência financeira é um assunto tão importante dentro do feminismo.


* Notas de rodapé:


* Fontes usadas na produção desse episódio: