Dicionário Feminista #34 – feat Más Feministas – Gordofobia

Tetas na Mesa #45 – Vamos nos amar
1 de julho de 2020
Em Casa A Gente Conversa #55 – Birra: Como Devemos Agir?
Em Casa A Gente Conversa #55 – Birra: Como Devemos Agir?
2 de julho de 2020

Dicionário Feminista #34 – feat Más Feministas – Gordofobia

Descrição da vitrine: Ilustração de uma mulher gorda na praia sentada em uma toalha com livro, um protetor solar, um óculos e uma laranja em volta dela. Na parte superior, o título em preto escrito "Episódio 34 - Gordofobia". Logo abaixo a logo do Dicionário Feminista e do Más Feministas, entre eles o escrito "feat" em rosa. Na parte inferior direita a logo da rede O Podcast é Delas em vermelho.

Hoje decidimos gravar um mega episódio especial sobre GORDOFOBIA. Não só vamos desmistificar este termo tão polêmico, como também vamos pedir ajuda de outra podcaster maravilhosa pra conseguirmos dar informações mais consistentes.

A pressão estética recai sobre todos os corpos, principalmente o das mulheres gordas. Somada a essa exigência social, vemos a gordofobia enraizada na nossa sociedade e expressada pelos meios de comunicação, por nosso vocabulário, pelos espaços públicos e pela indústria da moda.

Para falar mais do ponto de vista da mulher gorda, a Fran Carneiro do podcast Más Feministas topou conversar com a gente e nos deu uma aula sobre gordofobia. Ela relatou várias experiências dela e abriu os nossos olhos para situações que a gente não repara no dia a dia, mas que influencia a vida de muita gente, afetando até o direito de ir e vir.

Esse tema também já foi abordado no podcast da Fran, o qual recomendamos para todas as pessoas que queiram se descontruir ouvindo um conteúdo super informativo e recheado de entrevistas com pessoas que vão esclarecer várias questões existenciais.

Quer saber mais sobre esse tema tão plêmico? Então já aperta o play e vem aprender com a gente o que é a gordofobia!


* Podcasts Más Feministas:


* Notas de radapé desse episódio:


* Fontes usadas na produção desse episódio:

https://www.dicio.com.br/

https://gauchazh.clicrbs.com.br/comportamento/noticia/2014/08/Gordofobia-quando-o-sobrepeso-e-alvo-de-intolerancia-e-preconceito-4568939.html

https://www.hospitaloswaldocruz.org.br/imprensa/noticias/precisamos-falar-de-gordofobia

https://revistagalileu.globo.com/Revista/noticia/2017/05/gordofobia-por-que-esse-preconceito-e-mais-grave-do-que-voce-pensa.html

https://www.todasfridas.com.br/2018/09/25/dietland-a-gordofobia-como-questao-feminista/