Descrição da vitrine: Imagem de fundo em ilustração prxeto e branca de uma mulher e dois homens sentados no ponto de ônibus. A mulher, à esquerda está contida e com as pernas fechadas e contida; o homem ao meio está com as pernas aberta; o homem à direita está recostado lendo um jornal totalmente confortável. Na parte inferior esquerda, o logo da rede opodcastédelas em vermelho. No topo, o título em branco escrito "Episódio 28", e em rosa "Manspreading". Na parte inferior em rosa escrito "Disponível em", seguido pelos logos do iTunes, Google Podcast, Spotify e Youtube.
Podcast (dicionario-feminista): Play in new window | Download | Embed
Nesse programa nós vamos falar de uma palavra que está mais no nosso cotidiano do que a gente imagina. Hoje vamos falar de MANSPREADING.
A maioria dos homens sente um excesso de conforto em espaços públicos. Quando comparamos esse comportamento com o das mulheres que têm seu direito de ir e vir muitas vezes comprometido por conta dos inúmeros casos de assédio, vemo o quão contrastante é essa realidade.
Tal questão que parece ser muito simples já fez com que as empresas de transporte de Madri e de Nova Iorque fizessem campanha contra o manspreading. Vemos que isso fala mais sobre o nosso comportamento e como enxergamos a nossa ocupação nos espaços públicos do que sobre biologia ou anatomia.
Quer entender o porquê? Então já aperta o play e vem aprender com a gente o que podemos fazer para evitar o manspreading.
* Referência citada durante o episódio:
* Fontes usadas na produção desse episódio:
https://brasil.elpais.com/brasil/2017/07/10/cultura/1499708850_128936.html
http://nodeoito.com/postura-corporal-poder/
https://medium.com/@luizpaulocarvalhodasilva/ensinando-feminismo-pra-k%C3%A9fera-657892caa051