Dicionário Feminista #26 – Assédio

Quarta Parede #114 – A Princesa e o Plebeu
7 de maio de 2020
Vitrine do episódio. Uma mulher de cabelo escuro e casaco ao lado de um cachorro cinza, ambos sentados no pico de uma monte olhando a paisagem, um horizonte com céu com nuvens dispersas. Em primeiro plano, o texto "Mulheres em Tempo Episódio 2", no canto superior direito, um circulo amarelo com a capa do livro "Pare de se odiar", que mostra o título no parte superior e imagem de Alexandra Gurgel, sentada com as pernas cruzadas, usando calça jeans e sutiã vermelho.
Mulheres em Tempo T01E02 – Pare de se odiar, de Alexandra Gurgel
8 de maio de 2020

Dicionário Feminista #26 – Assédio

Descrição da vitrine: Imagem de fundo de uma ilustração em que um garoto está sorrindo olhando para o corpo da garota a sua frente, a qual está visivelmente contrariada. Na parte superior esquerda, o logo da rede opodcastédelas em vermelho. No centro, o título em amarelo escrito "Episódio 26", e em rosa "Assédio". Na parte inferior em preto escrito "Disponível em", seguido pelos logos do Google Podcast, Spotify, Youtube e iTunes.

Nesse programa nós vamos falar de uma palavra que, apesar de muito presente no nosso vocabulário, já causou muita polêmica. Hoje vamos falar de ASSÉDIO.

Em outubro de 2017, o produtor Harvey Weinstein foi acusado de assediar diversas mulheres. Ele é cofundador da Miramax e já havia produzido diversos filmes pra Hollywood. Além disso, ganhou Oscar pelo filme Shakespare Apaixonado e sempre elogiado em diversos discuros de premiações.

Pois bem, as acusações sempre diziam que ele usava de sua reputação para abusar sexualmente de mulheres, prometendo papéis em filmes grandes e até garantindo prêmios. Diante disso, o movimento#metoo nas redes tomou força e várias mulheres tiveram coragem de expor suas histórias de abuso, principalmente envolvendo pessoas de renome.

Em 2020, após 87 mulheres terem alegado publicamente que foram abusadas sexualmente por Weinstein, ele foi finalmente sentenciado a 23 anos de prisão.

Isso nos deixa com algumas dúvidas: como que um homem consegue abusar de 87 mulheres sem ser punido? Por que a justiça demorou 2 anos pra condenar alguém visivelmente culpado? Como tratar o psicológico dessas mulheres? Será que está claro pra todo mundo o limite entre a paquera e o abuso?

Se você quer saber a resposta para essas perguntas então já aperta o play!


*Referências citadas durante o episódio:


* Fontes usadas na produção desse episódio:

https://michaelis.uol.com.br/

https://exame.abril.com.br/carreira/voce-sabe-a-origem-da-palavra-assedio-em-portugues/

https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0303-76572012000200009

http://repositorio.insa.pt/bitstream/10400.18/3882/1/Ass%C3%A9dio.pdf

https://www.usatoday.com/story/life/people/2017/10/27/weinstein-scandal-complete-list-accusers/804663001/

https://oglobo.globo.com/cultura/revista-da-tv/entenda-caso-jose-mayer-acusado-de-assedio-por-su-tonani-figurinista-da-tv-globo-21158756

https://g1.globo.com/pop-arte/noticia/kevin-spacey-e-acusado-de-assedio-sexual-por-homens-da-equipe-de-house-of-cards-diz-tv.ghtml

https://brasil.elpais.com/brasil/2018/04/09/actualidad/1523286518_485744.html

https://apublica.org/2018/03/feminismo-polemicas-e-as-campanhas-nas-redes-sociais-contra-o-assedio/

https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/politica/2020/01/13/interna_politica,820198/deputado-do-psl-critica-feminismo-e-diz-que-assedio-e-direito-das-mulh.shtml

https://veja.abril.com.br/politica/bolsonaro-faz-insinuacao-sexual-a-reporter-jornal-acusa-quebra-de-decoro/