Dicionário Feminista #18 – Enciclopédia #03 – Endometriose

Pílulas de Beleza 121 – Cuidados de verão
13 de março de 2020
Tetas na Mesa #37 – Coronavírus
18 de março de 2020

Dicionário Feminista #18 – Enciclopédia #03 – Endometriose

Descrição da vitrine: Imagem de fundo em preto e branco com uma ilustração de uma mulher curvada com dores na barriga. Na parte superior, o título em branco escrito "Episódio 18", em amarelo "Enciclopédia Feminista", e em rosa "Endometriose". Ao lado, o logo da campanha O Podcast é Delas 2020 em verde. Na parte inferior em rosa escrito "Disponível em", seguido pelos logos do iTunes, Google Podcast, Spotify, Youtube.

Nesse programa nós vamos para o terceiro episódio de uma série muito especial chamada Enciclopédia Feminista. Uma vez por mês teremos convidadas que vão trazer um ponto de vista mais profundo sobre alguns temas que são extremamente necessários, se não urgentes, para serem desmistificados.

Hoje vamos abrir nossa enciclopédia na letra E e falar sobre a ENDOMETRIOSE.

Hoje estima-se que 10 milhões de mulheres no Brasil possuem o diagnóstico dessa doença. A maioria delas passa a vida inteira com endometriose, mas só tem conhecimento da doença ao tentarem engravidar, uma vez que ela é responsável por 40% dos casos de infertilidade feminina no país.

Mas por que uma doença tão comum não é do conhecimento da maioria da população?

Pois é, um dos sintomas da endometriose são cólicas intensas, principalmente no período menstrual. Que mulher nunca escutou que cólica é mimimi? Ou então que ‘antes de casar, a dor passa’?

Esse machismo unido ao descaso com relação à saúde feminina traz para a vida das mulheres com endometrioses conseqüências irreversíveis pra vida toda. Pra falar mais sobre isso, a Karol Gomes conversou com a gente a respeito da experiência dela com relação à doença. Além disso, ela nos contou como que as dificuldades pelas quais ela passou deram gás para que ela fundasse o Projeto EndoMapa.

Então já aperta o play e vem descobrir com a gente porque as suas dores não são frescura.

Esse episódio faz parte da campanha O Podcast é Delas 2020. Conheça outros podcasts seguindo a #oposcastédelas nas redes sociais e incentive mais mulheres a fazer podcast.


* Projeto EndoMapa
Criado por Karol Gomes, ele propõe um espaço para compartilhamento e indicações de médicos por todo o Brasil especializados no diagnóstico e tratamento da endometriose.
Instagram: @endomapa
Facebook: edomapa

* Referências citadas durante o episódio:


* Fontes usadas na produção desse episódio:

https://michaelis.uol.com.br/

https://www.minhavida.com.br/saude/temas/endometriose

https://www.bonde.com.br/comportamento/em-dia/endometriose-tem-origem-desconhecida-e-diagnostico-dificil-351763.html

https://www.cuf.pt/saude-a-z/endometriose

https://medium.com/@thaissaa_/endometriose-e-feminismo-o-que-uma-coisa-tem-a-ver-com-a-outra-98375d695113

https://catarinas.info/nao-e-so-uma-colica-luta-das-portadoras-de-endometriose/

http://www.scielo.br/pdf/csc/v22n9/1413-8123-csc-22-09-3023.pdf

https://medium.com/endomapa/essa-%C3%A9-minha-barriga-de-endometriose-ba0fe912ca2b