Fala, Matinta! #03 – Militância e Saúde Mental

Más Feministas Podcast – Leituras do Mês #4
25 de novembro de 2019
Tetas na Mesa #31 – Puerpério ao Vivo
27 de novembro de 2019

Fala, Matinta! #03 – Militância e Saúde Mental

Fotomontagem. Em cima está o título "Militância e Saúde Mental" escrito em preto. Ao centro temos o desenho do perfil de duas mulheres de costas uma para a outra ligada pelo cérebro, que é na cor amarela. Embaixo tem uma faixa amarela, à esquerda a logo do Fala Matinta, seguido das palavras "Ep. 03" e da logo da rede #OPodcastÉDelas.

No episódio de hoje vamos discutir como a militância feminista pode afetar a saúde mental das mulheres. Segundo o texto “é tudo coisa da sua cabeça” os perigos de desacreditar a dor feminina, publicado pela revista QG feminista, a dor física das mulheres é ignorada até mesmo pela medicina. Um levantamento feito pela OMS em 2018 constatou que o Brasil é um dos países mais ansiosos do mundo, com 9,3% da população ansiosa. O sexo feminino é o mais afetado, com 7,7% ansiosas e 5,1% deprimidas. Nos homens a porcentagem é de 3,6% em ambos os casos. Segundo o artigo “auto cuidado e saúde mental das mulheres” do site Brasil de Fato, “nessa perspectiva, ações que evitem intervenções desnecessárias, como o excesso de medicamentos ou cirurgias, devem ser intensificadas nos serviços de saúde. As práticas coletivas, como rodas de conversa, podem proporcionar o compartilhamento de alegrias e angústias”.

Diante disso, qual seria exatamente o papel da militância feminista na saúde mental das mulheres? O tema do podcast de hoje é militância feminista e saúde mental e para abordá-lo, convidamos para conversar com a gente a professora de filosofia, mãe, empreendedora e feminista negra Lívia Noronha; a psicóloga, feminista radical lésbica e vegana Paula Hinvaitt e a secretária executiva, massoterapeuta e membra da Coletiva Feminista Radical Matinta Giovanna de Lucca.

Dados Técnicos

Arte Vitrine: Raíssa Ferreira

Mediadora: Clarissa Rayol, Tamyris Monteiro

Roteiro: Clarissa Rayol, Giovanna de Lucca e Tamyris Monteiro

Edição: Domenica Mendes

Música cedida para o episódio: “Matinta”, de Alfredo


Fale com as Matintas

E-mail: coletivamatinta@gmail.com

Facebook | Instagram| Twitter | Blog


AGORA É A SUA VEZ!

Compartilhe e comente este episódio! É uma forma de valorizar e incentivar o trabalho dessas mulheres nos podcasts! É sempre melhor quando #OPodcastÉDelas! ❤


MANA, MINA, MONA, MULHER! VEM PRO PODCAST #OPODCASTÉDELAS!

Você se identifica como mulher e quer participar do podcast #OPodcastÉDedelas? Todo mês selecionamos episódios para publicarmos gratuitamente em nosso site. Também é possível ter o seu próprio programa divulgado e hospedado em nosso site sem custo nenhum. Quer fazer um episódio com outras mulheres? Venha pro nosso grupo no Facebook e participe dos próximos episódios. Estamos esperando por você!


#OPODCASTÉDELAS: um espaço destinado para as mulheres criarem um conteúdo diferenciado. Se você quer fazer o seu programa, entre em contato conosco. Acesse nosso site, siga-nos no TwitterFacebook e Instagram. Nosso e-mail é contato@opodcastedelas.com.br


Esse episódio faz parte da iniciativa #OPodcastÉDelas, todos os direitos são reservados. O conteúdo pode ser compartilhado e utilizado, desde que informada a origem. O conteúdo em áudio é de responsabilidade de suas autoras. Os organizadores da iniciativa se reservam do direito de excluir comentários ou conteúdos ofensivos, violentos, machistas, racistas, homofóbicos ou correlacionados.