Fala, Matinta! #02 – As diferentes experiências de maternidade

Más Feministas Podcast #22 – De quem é a culpa?
1 de julho de 2019
#OPodcastÉDelas S03E02 – Evento Mulheres na Podosfera – UFRJ 2019
3 de julho de 2019

Fala, Matinta! #02 – As diferentes experiências de maternidade

Fotomontagem. Em cima, em fundo rosa claro tem o desenho de uma mulher em uma rede segurando uma criança. Se lê "maternidade". Abaixo tem a logo do Fala Matinta!, na sequência está escrito #Ep.02 e tem a logo da rede #OPodcastÉDelas.

Segundo o Conselho Nacional de Justiça, 5,5 milhões de crianças brasileiras não têm o nome do pai na certidão de nascimento. Esse dado evidencia um fato que é de conhecimento geral: o trabalho e a responsabilidade de criar crianças na sociedade brasileira recai majoritariamente sobre as mulheres, sobrecarregando especialmente as mulheres negras e pobres. A partir desse cenário de abandono paterno num país onde o aborto não é legalizado, quais são as múltiplas experiências de maternidade vividas por mulheres de diferentes classes, raças e contextos sócio-econômicos?

É o que vamos debater neste segundo episódio do podcast Fala, Matinta: as diferentes experiências de maternidade. Compõem esta mesa a professora de história da educação básica, mãe de um menino e militante da Coletiva Feminista Radical Matinta Tamyris Monteiro; a antropóloga, moradora do interior do Pará, mãe de dois meninos e também membra da Coletiva Marina Ferreira e a assistente social Danielly Cristina, mãe de uma menina. No quadro “Conexão Matinta”, tivemos a participação da jornalista, mestranda em comunicação, mulher cega e mãe Pérola de Souza.

Dados Técnicos

Arte Vitrine: Raíssa Ferreira

Mediadora: Raíssa Ferreira

Roteiro: Tamyris Monteiro, Marina Ferreira e Pricilla Maria

Edição: Domenica Mendes

Música cedida para o episódio: “Matinta”, de Alfredo


Fale com as Matintas

E-mail: coletivamatinta@gmail.com

Facebook | Instagram| Twitter | Blog


AGORA É A SUA VEZ!

Compartilhe e comente este episódio! É uma forma de valorizar e incentivar o trabalho dessas mulheres nos podcasts! É sempre melhor quando #OPodcastÉDelas! ❤


MANA, MINA, MONA, MULHER! VEM PRO PODCAST #OPODCASTÉDELAS!

Você se identifica como mulher e quer participar do podcast #OPodcastÉDedelas? Todo mês selecionamos episódios para publicarmos gratuitamente em nosso site. Também é possível ter o seu próprio programa divulgado e hospedado em nosso site sem custo nenhum. Quer fazer um episódio com outras mulheres? Venha pro nosso grupo no Facebook e participe dos próximos episódios. Estamos esperando por você!


#OPODCASTÉDELAS: um espaço destinado para as mulheres criarem um conteúdo diferenciado. Se você quer fazer o seu programa, entre em contato conosco. Acesse nosso site, siga-nos no TwitterFacebook e Instagram. Nosso e-mail é contato@opodcastedelas.com.br


Esse episódio faz parte da iniciativa #OPodcastÉDelas, todos os direitos são reservados. O conteúdo pode ser compartilhado e utilizado, desde que informada a origem. O conteúdo em áudio é de responsabilidade de suas autoras. Os organizadores da iniciativa se reservam do direito de excluir comentários ou conteúdos ofensivos, violentos, machistas, racistas, homofóbicos ou correlacionados.