Fala, Matinta! #01 – O impacto da política de armamento no feminicídio

Quarta Parede #66 – Samantha Sweet, Executiva do Lar
16 de maio de 2019
Más Feministas Podcast #21 – Online, Offline – Parte 02
Más Feministas Podcast #21 – Online, Offline – Parte 02
20 de maio de 2019

Fala, Matinta! #01 – O impacto da política de armamento no feminicídio

Fala, Matinta! #01 – O impacto da política de armamento no feminicídio

Fotomontagem. Em cima, em fundo vermelho tem uma pessoa armada apontando para o símbolo do feminismo que sangra. Se lê "impacto da política de armamento no feminicídio". Abaixo tem a logo do Fala Matinta!, na sequência está escrito #Ep.01 e tem a logo da rede #OPodcastÉDelas.

De acordo com as Nações Unidas, o Brasil é o quinto país em mortes violentas de mulheres no mundo. Em 2016 mais de 4.600 mulheres foram assassinadas. Segundo o Atlas da Violência de 2018, no mesmo ano, aproximadamente 2.400 mulheres morreram por armas de fogo: 560 dentro de casa, de acordo com dados do Instituto Sou da Paz. É importante ressaltar que existem histórias por trás de cada estatística. Nós enquanto coletiva ouvimos cotidianamente os relatos de mulheres: suas dores e lutas. Em contrapartida temos o Decreto n° 9.685 – de autoria do presidente Jair Bolsonaro – com o objetivo de facilitar a posse de arma de fogo no brasil e garantir ao proprietário o direito de manter até quatro armas em casa ou estabelecimento comercial. Qual a relação do novo decreto com o feminicídio?

É o que vamos tratar neste primeiro episódio do podcast Fala, Matinta: o impacto da política de armas no feminicídio. Compõem esta mesa a historiadora Tamyris Monteiro, a advogada Kevenny Cunha e a engenheira florestal Jéssica Reis, todas engajadas no movimento feminista. No quadro “Conexão Matinta”, tivemos a participação da pesquisadora de Direito das Mulheres Luanna Tomaz.

Dados Técnicos

Arte Vitrine: Raíssa Ferreira

Mediadoras: Clarissa Rayol, Giovanna de Lucca, Raíssa Ferreira e Pricilla Maria

Roteiro: Clarissa Rayol e Giovanna de Lucca

Edição: Pricilla Maria

Música cedida para o episódio: “Matinta”, de Alfredo


Fale com as Matintas

E-mail: coletivamatinta@gmail.com

Facebook | Instagram| Twitter | Blog


AGORA É A SUA VEZ!

Compartilhe e comente este episódio! É uma forma de valorizar e incentivar o trabalho dessas mulheres nos podcasts! É sempre melhor quando #OPodcastÉDelas! ❤


MANA, MINA, MONA, MULHER! VEM PRO PODCAST #OPODCASTÉDELAS!

Você se identifica como mulher e quer participar do podcast #OPodcastÉDedelas? Todo mês selecionamos episódios para publicarmos gratuitamente em nosso site. Também é possível ter o seu próprio programa divulgado e hospedado em nosso site sem custo nenhum. Quer fazer um episódio com outras mulheres? Venha pro nosso grupo no Facebook e participe dos próximos episódios. Estamos esperando por você!


#OPODCASTÉDELAS: um espaço destinado para as mulheres criarem um conteúdo diferenciado. Se você quer fazer o seu programa, entre em contato conosco. Acesse nosso site, siga-nos no TwitterFacebook e Instagram. Nosso e-mail é contato@opodcastedelas.com.br


Esse episódio faz parte da iniciativa #OPodcastÉDelas, todos os direitos são reservados. O conteúdo pode ser compartilhado e utilizado, desde que informada a origem. O conteúdo em áudio é de responsabilidade de suas autoras. Os organizadores da iniciativa se reservam do direito de excluir comentários ou conteúdos ofensivos, violentos, machistas, racistas, homofóbicos ou correlacionados.